Com vacina, cai o número de casos de gripe H1N1 no Brasil
Foram 88 milhões de pessoas imunizadas durante a campanha nacional, afirma Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou que o número de mortes provocadas pela gripe H1N1 reduziu em todo o Brasil desde março. O índice de casos graves da doença também decresceu. Segundo o Ministério, a campanha de vacinação nacional, que atingiu 88 milhões de pessoas, é o principal motivo da melhora.
Entre 11 e 21 de fevereiro foram registrados 11 casos fatais. No período entre 4 e 17 de julho, por sua vez, nenhum caso foi registrado.
“Até o momento, o número de casos graves e mortes está menor do que no ano passado, o que mostra a efetividade da vacinação no controle da doença. Mesmo assim, juntamente com os estados e os municípios, vamos manter o monitoramento da gripe H1N1”, informou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna.
No Brasil foram vacinadas gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, adultos de 20 a 39 anos, indígenas e trabalhadores de serviços de saúde, totalizando 46% de toda a população.
PREVENÇÃO
No inverno, os casos de doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados, aumenta. É importante que a população reforce seus hábitos de higiene, como lavar as mãos com freqüência, usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar e ter atenção especial com crianças e idosos.
As pessoas devem procurar o serviço de saúde mais próximo caso apareçam os primeiros sinais dessas doenças: febre, tosse, dor de cabeça e nas articulações.