Médico ensina melhor maneira para engordar de forma saudável
A internauta Regiane de Oliveira, de São Paulo, se intitulou uma ‘magrinha inconformada’; ela escreveu para a coluna ‘Emplacou’ e sugeriu uma reportagem sobre o tema
Ganhar peso pode não ser o mesmo que engordar.Uma quantidade infindável de receitas aponta a fórmula e o caminho certo para emagrecer. Nas bancas de jornais, capas de revistas estampam as promessas para perder peso e atingir o corpo ideal. Mas e quando o problema é ganhar peso?
A internauta Regiane de Oliveira, de São Paulo, se intitulou uma ‘magrinha inconformada’. Ela escreveu para a coluna ‘Emplacou’ e sugeriu uma reportagem sobre o tema.
De acordo com o nutrólogo Carlos Alberto Almeida, devemos tomar cuidado com uma confusão muito comum: ganhar peso pode não ser o mesmo que engordar.
“Quem tem pouca gordura, pode, de fato, querer engordar. Outras pessoas querem, na verdade, ganhar massa muscular, o que é bem diferente,” explica o médico.
Ideal é realizar atividades físicas
Segundo ele, para quem quer ganhar peso, o ideal é realizar atividades físicas, já que elas aumentam o apetite e fazem com que a energia ingerida seja corretamente aproveitada.
Atividades físicas aumentam o apetite.Para os que querem ganhar gordura, o exercício deve ser acompanhado de uma dieta hipercalórica balanceada. Há ainda quem queira ganhar massa muscular. Neste caso, o nutrólogo explica que além da realização de exercícios específicos, mais focados nos anaeróbicos (levantar um peso, subir escadas rapidamente, correr em velocidade) pode haver necessidade de uma maior ingestão de proteínas, dependendo da intensidade do exercício.
Carlos Alberto indica o ritmo certo para comer. “Em qualquer caso, deve-se comer a cada 3 a 4 horas, fazendo 5 a 6 refeições por dia,” diz. Ele alerta também para o horário das refeições. “Para ganhar peso, as pessoas devem fazer um intervalo entre as refeições e também em relação ao exercício”.
“Sobre isso, vale uma dica: sempre ingerir um alimento energético antes do exercício. Por exemplo, uma fruta ou um iogurte de frutas e uma boa fonte protéica depois do exercício, por exemplo, uma refeição (arroz, feijão, carne) ou um laticínio,” conclui.
Sem tentação com 'calorias vazias'
O nutrólogo aponta ainda uma forma de enriquecer caloricamente as refeições habituais.
“O importante é não cair na tentação de enriquecer com ‘calorias vazias’, por exemplo, doces ou salgadinhos, porque dessa forma, a pessoa vai continuar magra, mas uma magra ‘barriguda’. Para aumentar as calorias deve-se manter a dieta bem balanceada e aumentar proporcionalmente todos os ingredientes. Por exemplo, aumentar em 20% todas as porções do prato”.
O médico alerta para o uso de suplementos alimentares nas dietas. Segundo ele, os suplementos devem ficar restritos, quase sempre, aos atletas profissionais.
Ganhar peso pode ser mais complicado que emagrecer. “Ganhar gordura no abdome é bem fácil. Ganhar peso proporcional, quer dizer, músculo e gordura de forma equilibrada, eu considero ser mais difícil que emagrecer. A atividade física é mais importante para quem quer ganhar peso do que para quem quer perder,” conclui.
DICA:
Exercícios físicos: O ideal é o exercício equilibrado, com uma parte de atividade aeróbica, como caminhada, esteira ou bicicleta, associada à outra parte anaeróbica, como os aparelhos de musculação. Pode ser 1/2 a 1/2 no início e depois pode-se adaptar o programa de acordo com a resposta.