19 agosto 2010

Campanha incentiva cadastro de doadores de medula óssea em empresas pernambucanas


Espalhe Aqui >
Contribuir para o número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e incentivar a responsabilidade social em grandes empresas pernambucanas. Estes foram os principais objetivos da campanha lançada nestas quinta-feira e sexta-feira (19 e 20) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a Associação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO), que reune os funcionários da unidade da empresa da Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

De acordo com a Gerente de RH da Compesa, Soraya Melo, houve uma grande adesão por parte dos colaboradores, que foram conscientizados que para salvar a vida de quem aguarda um transplante, basta a boa vontade. “Trouxemos a iniciativa para dentro da empresa para que aqueles que dizem ter intenção de contribuir, mas não ter tempo, possam ter a oportunidade. É uma questão de responsabilidade social e não custa nada, por isso, esperamos que outras empresas comecem a fazer o mesmo com seus trabalhadores”, explica.

A lógica parece ter dado certo com colaboradores como o webdesigner Luis Henrique Alves da Silva, que aproveitou a chance. “Já doava sangue e plaquetas há bastante tempo e agora aproveitei para expandir a possibilidade de ajudar alguém que precisa”, garante. Segundo a Diretora de Sensibilização da ATMO, Josenilda de Castro, é este tipo de iniciativa que motiva o trabalho da associação. “No Brasil, encontrar um doador de medula óssea compatível é uma chance resumida em um a cada cem mil, por isso precisamos tanto incrementar sempre o Cadastro Nacional”, explica.

Após a identificação de compatibilidade, os pacientes ainda passam por mais transtornos, como denunciado no dia 13 de maio deste ano pelo diariodepernambuco.com.br, quando foi exposta a falta de estrutura, ferramentas e medicamentos que enfrenta o Hemope, hospital público de referência no transplante de medula óssea no Estado.

Para doar, a pessoa basta ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças incapacitantes, que afetem severamente seu quadro de saúde. Além disso, é preciso preencher um cadastro com os dados pessoais e ter cerca de 4ml de sangue colhido para amostra. No total, mais de 1,2 mil pessoas aguardam por um doador compatível, entre um banco de dados de 1 milhão de brasileiros, quando o ideal seria de 5 milhões. Além dos postos de coletas montados em empresas, o potencial doador também pode procurar a unidade do Hemope mais próxima ou contactar os integrantes da ATMO pelo site www.atmo.org.br.

Serviço
Doação de sangue para Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea
Local: Compesa – Avenida Cruz Cabugá, 1387, Santo Amaro, Recife
Datas: 19 e 20 de agosto
Horário: Das 8h às 17h30

Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Do Portal pernambuco.com
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo