Cólera é transmitida por água e alimentos contaminados
Doença é mais comum em locais onde o saneamento básico é precário
A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, causada pela bactéria enterotoxina do Vibrio cholerae. A transmissão ocorre, principalmente, pela ingestão de água e alimentos contaminados - isso vale também para gelo fabricado com água contaminada.
Geralmente não apresenta sintomas, ou apenas uma diarreia leve. Mas mesmo assim é indicado tratá-la o quanto antes para não progredir ao um estado avançado, que pode evoluir para uma desidratação e mesmo insuficiência renal. Em casos mais graves, a cólera tem como sintomas vômitos, dores abdominais, cãibras e diarreia aquosa (fezes líquidas).
Para tratá-la, deve-se primeiro garantir a reposição rápida de líquidos perdidos no vômito e nas fezes, com a ingestão de líquidos como água e soro. Nos casos graves, o doente receberá soro e tratamento com medicamentos que combatam a bactéria.
Mais comum em locais com problemas de saneamento básico, o ideal é se prevenir contra a doença. As recomendações gerais são tanto para a água e alimentos comprados de vendedores de rua em postos fixos ou ambulantes, como também para os hotéis ou restaurantes bem conceituados:
- Beber somente água fervida ou tratada com hipoclorito de sódio;
- comer alimentos cozidos e ainda quentes;
- comer frutas que seja necessário descascar;
- consumir alimentos e bebidas em locais que sigam as normas de higiene;
- não consumir saladas e verduras cruas.
Do R7