Imip abre a Semana Mundial de Amamentação no País
O local foi escolhido pelo Ministério da Saúde; confira a seguir as ações programadas para a semana
O Imip foi escolhido pelo Ministério da Saúde para abrigar a abertura da Semana Mundial de Amamentação no País, que teve início neste domingo (1º) e vai até a sexta-feira (6).
A instituição foi selecionada por conta dos seus 50 anos de serviços de saúde prestados à população carente do Estado e pelo fato de ser o primeiro Hospital Amigo da Criança do Brasil, título concedido pela Unicef/Organização Mundial da Saúde (OMS), por incentivar o aleitamento materno.
A instituição foi selecionada por conta dos seus 50 anos de serviços de saúde prestados à população carente do Estado e pelo fato de ser o primeiro Hospital Amigo da Criança do Brasil, título concedido pela Unicef/Organização Mundial da Saúde (OMS), por incentivar o aleitamento materno.
A campanha, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba), ocorre desde o ano de 1991. Este ano, a Semana no País conta com a frase ilustrativa “Amamente, dê ao seu filho o que há de melhor. Amamentar é muito mais que alimentar a criança, é um importante passo para uma vida melhor”.
A solenidade oficial de abertura da campanha no Brasil está marcada para esta segunda-feira (2), às 10h, no Espaço Ciência e Cultura, no térreo do Hospital Pedro II. Na terça e na quarta-feira serão realizados seminários no Imip para capacitação de médicos, residentes e estudantes da área de saúde, sobre aleitamento materno e o banco de leite da instituição, referência no Brasil.
Às 9h da quinta-feira será realizada a Amamentação na Praça, uma comemoração na praça interna do IMIP com a presença do Grupo de Mães Monitoras em Aleitamento Materno do IMIP e teatro de fantoches do voluntariado, além de distribuição de folhetos e lanches.
O Doutor em microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o coordenador do Banco de Leite da Fiocruz do Rio de Janeiro, Franz Novak, fecham a semana com a conferência “Aleitamento materno: situação e perspectivas”. O evento está marcado para as 8h da sexta-feira no Espaço Ciência e Cultura do IMIP.
Ao contrário dos anos anteriores, a madrinha da campanha não será uma atriz famosa, e sim uma mãe atendida pela instituição. Wanessa Cristina da Silva, de 30 anos, mão de Letícia, foi a escolhida.
FONOAUDIOLOGIA
Entre os dias 2 e 8 de agosto o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (Crefono 4) vai realizar atividades educativas durante a Semana. A ideia é mostrar os benefícios da amamentação natural, sem o uso da mamadeira.
No Hospital Esperança diversos profissionais vão ficar de plantão para tirar dúvidas sobre amamentação na quarta-feira. No dia seguinte haverá uma oficina de sensibilização de aleitamento materno na Biblioteca de Afogados. Ambos os eventos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h.
De acordo com a fonoaudióloga Viviany Meireles, coordenadora da campanha em Pernambuco, a amamentação correta ajuda no desenvolvimento da fala e amadurecimento da respiração, do ato de engolir e mastigação da criança: “o ato de sugar o leite no peito é importante para o fortalecimento dos músculos e dos ossos da região da boca e da cabeça”, informou.
O Hospital Esperança fica na Rua Antonio Gomes de Freitas, 265, Ilha do Leite. A Biblioteca de Afogados está situada na Rua Jacira, Afogados.
Da Redação do pe360graus.com