OLINDA FAZ EXAME DE FILARIOSE COM ICT CARD
Método pode ser feito durante o dia e resultado é identificado em dez minutos.
A vantagem de usar o teste de imunocromatografia rápida em cartão (ICT) é que não precisa o exame ser realizado de 23h à 01h, podendo realizar o teste a qualquer hora, o que facilita a identificação de casos de filariose em apenas 10 minutos. O ICT Card apresenta uma sensibilidade entre
De maio ao final de junho estamos cadastrando as 1.500 crianças residentes dos cinco bairros e a partir desta sexta-feira vai iniciar o exame, de manhã e a tarde, na USF Sítio Novo e Salgadinho; na Escola Marcolino Botelho, segunda e terça-feira (07 e 08); na Escola Municipal Manoel Borba, quarta e quinta; e na Policlínica Martagão Gesteira, de segunda a sexta-feira (14 a 18).
Posteriormente o exame será realizar nos bairros de Águas compridas (21 a 25/06); em Alto do Sol Nascente (28 a 02/07); e em Aguazinha, de (05 a 16/07). Dependendo dos resultados dos exames poderá afirmar se a Filariose está sendo controlada na Cidade de Olinda.
DOENÇA - A Filariose é uma doença causada por um parasito (Wuchereria bancrofti) que é transmitido através da picada da muriçoca (Culex quinquefasciatus). A Filariose prejudica bastante a vida das pessoas porque causa inchação ou deformidade nas pernas, braços, órgãos sexuais e mamas, que podem comprometer a locomoção, a vida sexual e a atividade no trabalho. A Filariose é uma das maiores causas de incapacidades físicas permanentes ou de longo prazo, sendo cerca de 112 milhões o número de pessoas infectadas por Wuchereria no mundo. A transmissão é de homem a homem, através da picada da muriçoca. O ciclo da transmissão tem início quando a muriçoca pica uma pessoa infectada e depois pica e transmite a Filariose para uma pessoa saudável. A Filariose é uma doença potencialmente erradicável, devido a suas características epidemiológicas. Por essa razão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs em 1997 a eliminação mundial até 2020. No Brasil, atualmente, ocorre à transmissão apenas na região metropolitana de Recife. Para quebrar a transmissão da doença, Olinda iniciou desde o ano de 2005 o tratamento coletivo em massa e até o momento foi realizado um total de 188.000 tratamentos. Para garantir o sucesso desta ação, que faz parte da Campanha Municipal para o Controle da Filariose, contamos com a participação da população para levar seus filhos para fazer o exame.