Inchaço nas pernas
O inchaço ou edema nas pernas pode ter múltiplas causas, que vão desde doenças sistêmicas, como as hepáticas ou cardíacas, até doenças localizadas, como trombose ou erisipela.
A razão de o edema acontecer é porque, durante o dia, há um desequilíbrio entre a quantidade de fluidos que chega às pernas e a quantidade que retorna ao corpo. Esse desequilíbrio é agravado pela força da gravidade, mas nós contamos com um sistema circulatório, chamado linfático, que trabalha, entre outras funções, para diminuir esse déficit carreando esse líquido excedente de volta à circulação.
Nos dias em que ficamos mais tempo de pé, acabamos por acentuar o efeito gravitacional, desequilibrando o sistema circulatório e agravando, então, o inchaço. Também nos dias de mais calor há uma intensificação decorrente da dilatação dos vasos sanguíneos e uma piora no desequilíbrio entre os líquidos que chegam e os que saem das pernas.
As situações que tornam as pessoas mais predispostas ao inchaço são o calor, longos períodos de pé, principalmente sem movimentação, e as varizes.
As doenças sistêmicas, como as insuficiências cardíaca e hepática, tendem a causar inchaço difuso, não só nas pernas, apesar de esses membros serem acometidos primeiro. Entre as manifestações locais mais frequentes temos as varizes, a trombose e as infecções, como a erisipela. É preciso ficar atenta: o inchaço das pernas pode, sim, ser sinal de doenças graves!
Mas, antes de se tomar uma providência em relação ao inchaço,é preciso pesquisar a sua origem para, dependendo dela, iniciar o tratamento, que vai desde mudanças de hábito até compressão elástica, medicamentos e cirurgia.
duardo Fávero - edu.favero@ig.com.br