Lançada campanha de combate à Poliomielite no Recife: 103 mil crianças devem ser vacinadas
A partir de amanhã, 16.400 crianças matriculadas nas 65 creches municipais do Recife começam a receber vacina contra a poliomielite, popularmente conhecida como “a doença da paralisia infantil”, até a próxima sexta-feira (13). A iniciativa marca o início da segunda etapa da 30ª Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, que terá no próximo sábado, o Dia ‘D’ no combate ao Enterovirus poliovirus, erradicado há 23 anos no Recife e há 21, em todo o Brasil.
Segundo a coordenadora do PNI-Recife, Elizabeth Azoubel, o grande desafio de continuar com as campanhas de vacinação é que, como a doença está erradicada, os pais acabam relaxando e não se preocupando com a imunização contra o vírus. “Como a doença ainda existe em países como o Paquistão e Afeganistão, bem como em diversos pontos da África, é preciso a consciência de que a volta do vírus é possível, por isso, não podemos deixar de imunizar nenhuma criança”, defende a coordenadora do PNI-Recife, Elizabeth Azoubel.
Ao todo serão 600 postos de vacinação em todos os pontos da capital pernambucana, incluindo postos de saúde, hipermercados e shopping centers. De acordo com o secretário de saúde do Recife, Gustavo Couto, mais de 3 mil agentes de saúde estarão envolvidos na ação, que tem como objetivo a vacinação de pelo menos 103 mil das 108 mil crianças recifenses com menos de 5 anos. “Trabalhamos com uma meta sempre acima dos 95% e sempre conseguimos atingi-la. Temos 140 mil doses da vacina disponíveis nos postos, que ficarão abertos das 7h às 19h até o próximo dia 14 de setembro”, explica.
Para marcar os 30 anos da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a Prefeitura do Recife promoveu a vacinação simbólica de 30 crianças da Creche Albérico Dornela Câmara, do bairro do Recife, no Forte do Brum, onde a campanha foi lançada nesta terça-feira (10). Além da imunização, foram entregues 30 placas de homenagem a funcionários e apoiadores que participaram da erradicação da doença nas últimas três décadas.
Entre os homenageados, a primeira coordenadora de vacinação da campanha e atual presidente do comitê de imunização, Madalena Oliveira, que lembra, com orgulho, do trabalho desempenhado na década de 80. “Começamos no dia 14 de junho de 1980, ano em que foram registrados 111 casos da doença. As pessoas tinham medo, então atingíamos 100% de imunização nos primeiros anos e, em 7 anos, o Recife já estava livre da doença. Esperamos que continue sempre assim”, conclui.
Doença – A Poliomielite é mais comum em crianças, mas também pode afetar adultos. A transmissão do Enterovirus poliovirus é realizada por meio da ingestão de água e alimentos contaminados por coliformes fecais de alguém que já tenha sido infectado. A doença afeta os músculos, em especial dos membros inferiores, bem como órgãos do sistema respiratório e o bulbo. Por afetar neurônios da medula espinhal e o córtex motor do cérebro, alguns casos podem evoluir para uma paralisia permamente e até mesmo a morte.
Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR