26 agosto 2010

Mamógrafo do HC está há seis meses sem funcionar


Espalhe Aqui >
Equipamento, responsável por 30 exames diários, é considerado de extrema importância para o combate ao câncer de mama.
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco está deixando de fazer 30 exames de mamografia por dia. O problema foi provocado  porque o mamógrafo, o único aparelho do hospital, está quebrado há mais de seis meses. A máquina é considerada pelos médicos como extremamente importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o câncer que mais mata mulheres no Brasil.




Reprodução TV Globo
A Organização Mundial de Saúde recomenda que a primeira mamografia seja feita entre os 35 e 40 anos de idade. Depois dos 40, o exame deve ser feito de dois em dois anos e, depois dos 50, a cada ano.

Isto é que vem tentando a dona de casa Maria Selma de Almeida. A requisição para o exame é do mês de abril. “Todos os dias quando eu não vou lá, eu ligo e é sempre a mesma resposta, que a máquina está quebrada e que não tem previsão de conserto.”

A máquina é antiga, tem sete anos de uso, mas faz muita falta no serviço de diagnóstico por imagens. “A gente não tinha antigamente, antes dela parar, fila de espera. Então, não é muito fácil para a gente de administrar esse problema. Nos atendemos uma média, que é a capacidade do hospital, de 30 pacientes por dia. Com ela funcionando daria para a gente atender”, explica a chefe do setor de diagnósticos do hospital, Giselle Bello.

A direção do hospital diz que a demora para consertar o mamógrafo é pela falta de peças. O equipamento deixou de ser fabricado e a reposição depende de importação. “É um mamógrafo que a gente tem dificuldades de encontrar peças. Então, a gente já contatou a empresa responsável e eles estão fabricando a peça para trazer. A expectativa é que esse mamógrafo esteja funcionando dentro de 30 a 40 dias”, diz o diretor do hospital George Telles.

Ele explica ainda que há previsão para a compra de um novo equipamento. “Inicialmente, nós estamos recebendo verba da reestruturação do hospital universitário e está contemplado, dentro dessa verba, a compra futura do mamógrafo.”

Leia mais em pe360graus.com
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo