Pastoral da Saúde e UFPE lançam projeto piloto no Recife
"Rua Ideal - Comunidade Saudável" será apresentado, oficialmente, no salão paroquial, na Estrada do Arraial, às 17h deste domingo (8)
Neste domingo (8), a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife, a Paróquia Bom Jesus do Arraial e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançarão, oficialmente, o projeto "Rua Ideal - Comunidade Saudável", em Casa Amarela. O evento será no salão paroquial, na Estrada do Arraial, às 17h.
O projeto irá elaborar com a população local alternativas viáveis para que o desenvolvimento do bairro aconteça de forma sustentável, bem como melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular que o poder público, a iniciativa privada e os próprios moradores criem caminhos e parcerias com vistas a uma comunidade saudável. Várias reuniões já aconteceram com moradores do bairro, integrantes de movimentos da paróquia e da Pastoral da Saúde.
A parceria terá a coordenação acadêmica das professoras Maria do Carmo Pimentel e Fernanda Villarouco, ambas do Centro de Ciências Biológicas da UFPE; a coordenação paroquial/ comunitária será do padre Josivan Sales (paróquia), de Vandson Holanda (Pastoral da Saúde CNBB NE 2) e do prof. Sérgio Carvalho (Pastoral da Saúde paroquial).
PROJETO
Comunidade Saudável" será desenvolvido em fases, sendo uma rua da paróquia a cada etapa, com o objetivo estratégico de melhorar em cada momento os resultados alcançados e a mobilização comunitária. Serão foco desse piloto arquidiocesano apenas as ruas da região paroquial do Bom Jesus do Arraial (antigo bairro Arraial Velho e hoje parte do bairro de Casa Amarela).
No primeiro momento serão capacitados 30 multiplicadores/ moradores da Rua Arnoldo Magalhães e suas duas travessas (próximo ao Sítio Trindade). Serão desenvolvidas de forma participativa oficinas, pesquisas, fóruns, planos estratégicos e outras atividades com vistas ao êxito dos trabalhos.
Os trinta multiplicadores devem ser moradores da rua beneficiada da etapa ao passo que terão o compromisso de repassar o conhecimento e experiências adquiridas. Professores e estudantes de vários departamentos da UFPE participarão do projeto.
Da Redação do pe360graus.com