Programa Saúde na Escola Premia Alunos de Olinda
O evento também será marcado com a entrega de certificados aos membros dos sete Comitês do projeto Rostos, Vozes e Lugares instalados nos territórios do município.
Nesta sexta-feira (20), a partir das 09h30, o auditório do Brum, Centro de Convenções, foi palco da cerimônia de premiação aos alunos vencedores do concurso Saúde, Cultura e Arte: Uma Prática de Vida, promovido pelas secretarias de Saúde e de Educação de Olinda, através do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento também foi marcado pela entrega dos certificados aos Comitês do projeto Rostos, Vozes e Lugares (RVL), instalados nos sete Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Olinda.
O evento contou com a presença do prefeito da cidade Renildo Calheiros, da secretária de Saúde, Tereza Miranda, da secretária de Educação, Leocádia da Hora, e pelo representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Dr. Diego Gonzales.
A programação será abrilhantada com apresentação dos trabalhos vencedores da categoria “Paródia”, por Vinícius Marinho da Silva, da Escola Dona Brites de Albuquerque; Recital do “Poema”, de Ana Beatriz Ferreira da Silva; “Música”, de Rayssa Monteiro Mendes e outros; e categoria “Cordel”, por Alexandra. Bem como a entrega dos certificados aos demais premiados.
O evento estará premiando os alunos das escolas municipais vencedores do 1º Concurso Saúde na Escola de Olinda, totalizando 37 vencedores com 1º, 2º e 3º lugares em nove categorias do concurso (elaboração de cartaz, produção artística, história em quadrinhos, paródia, música, poesia, cordel, fotografia e mosaico, bem como prestando homenagem os participantes da comissão julgadora e professores que num curto espaço de tempo avaliaram os trabalhos e mobilizaram os alunos.
O concurso do PSE recebeu trabalhos de aproximadamente 500 alunos da rede municipal de ensino, que foram submetidos entre os dias 01 e 10 de junho a uma avaliação proferida por profissionais da área de publicidade, artes educadores, poetas, educadores e profissionais da saúde, entre outros do âmbito artístico e cultural.
RELAÇÃO DOS VENCEDORES DO CONCURSO
CATEGORIA: EDUCAÇÃO INFANTIL
TRABALHO: ELABORAÇÃO DE CARTAZ
TEMA: “SORRIA COM SAÚDE”
1º Lugar: Escola Municipal 12 de Março
Aluna: Ana Carolina da Silva
2º Lugar: Escola Municipal Alto do Sol Nascente
Aluno: Luiz Augusto dos Santos Pereira
3º Lugar: Escola Municipal 12 de Março
Aluno: João Vitor Felix Oliveira Barros
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º CICLO
TRABALHO: PRODUÇÃO ARTÍSTICA
TEMA: “HIGIENE DO CORPO: VAMOS FICAR ALERTA!”
1º lugar: Escola Municipal Maria da Glória Advíncula
Aluno: Estefane Cavalcante Batista
2º Lugar: Escola Municipal Pastor David Richard Blackburn
Aluno: Wendemberg Moura Lima da Silva
3º Lugar: Escola Municipal Coronel José Domingos da Silva
Aluno: Henrique Costa Cabral Brito
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º CICLO: (3º ANO)
TRABALHO: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
TEMA: “A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA”
1º Lugar: Escola Municipal Brites de Albuquerque
Aluna: Vitória Carolayne Peixoto Muniz
2º Lugar: Escola Municipal Brites de Albuquerque
Aluno: Anderson Luiz Werter Silva
3º Lugar: Escola Municipal Pró-Menor
Aluna: Maria Eduarda da Silva Santos
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º CICLO: (4º ANO)
TRABALHO: PARÓDIA
TEMA: “ACIDENTES: O NEGÓCIO É SE PREVENIR”
1º Lugar: Escola Municipal Brites de Albuquerque
Aluno: Vinicio Marinho da Silva
2º Lugar: Escola Municipal Pastor David Richard Blackburn
Aluna: Cassia Juliana Carneiro
3º Lugar: Escola Municipal Isaac Pereira da Silva
Aluna: Amanda Ferreira da Silva
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL I – 2º CICLO: (5º ANO)
TRABALHO: MÚSICA
TEMA: “NOSSA ESCOLA TAMBÉM É UM ESPAÇO DE PAZ”
1º Lugar: Escola Municipal Professora Cleide Betânia do Amaral
Alunos: Rayssa Monteiro Mendes; Arysson José de Arquino Teixeira;
Jackson Souza de Mendes; Natália Alves Mouzinho; Iranilson Fernandes da Cruz; Lucas da Silva Cavalcanti; Franklin Barbosa dos Santos; Monique Suelen B. da Silva; Thalita Rebeca Maria de Santana; Lígia da Silva Cavalcanti; Lívia da Silva Cavalcanti; Marcela Milena Soares Campelo
2º Lugar: Escola Muncipal Pastor David Richard Blackburn
Aluna: Helen Leonardo da Silva
3º Lugar: Escola Municipal Coronel José Domingos da Silva
Aluna: Mayara Alves de Lima
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL II –5ª SÉRIE: (6º ANO)
TRABALHO: POESIA
TEMA: “DIVERSIDADE: ABRINDO CAMINHOS CONTRA O PRECONCEITO”
1º Lugar: Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva
Aluna: Ana Beatriz Ferreira da Silva
2º Lugar: Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva
Aluno: Davi da Silva Ferreira
3º LUGAR: Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva
Aluna Eduarda Maria da Silva
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º SÉRIE: (7º ANO)
TRABALHO: CORDEL
TEMA: “VIDA SIM! DROGAS NÃO!”
1º Lugar: Escola Municipal 12 de Março
Aluna Alexandra Cecília Barbosa Rodrigues
2º Lugar: Escola Municipal 12 de Março
Aluna: Jaquelina VItória Serpa da Silva
CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL II – 7º SÉRIE: (8º ANO)
TRABALHO: FOTOGRAFIA
TEMA: “VIDA E SAÚDE NA ESCOLA”
1º Lugar: Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva
Aluno: Mateus Nunes Barbosa de Melo
2º Lugar: Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva
Aluno: Jonathan Martins de Moraes
3º Lugar: Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva
Aluno: Leandro do Nascimento Barbosa
CATEGORIA: FAMÍLIA
TRABALHO: MOSAICO
TEMA: “DIGA NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”
1º lugar: Escola Municipal Criança Feliz
Aluna: Lucicleide Maria Gomes de Souza
2º Lugar: Escola Municipal Criança Feliz
Aluna: Claudete D. de Freitas
3º Lugar: Escola Municipal Pastor David Richard Blackburn
Aluna: Glaucione Venâncio
REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE – A participação social é a principal ferramenta para garantir a melhoria na qualidade de saúde da população, assim, o objetivo é fortalecer canais onde a população possa expressar seus sentimentos e trocar conhecimentos com diferentes atores envolvidos no processo. Programas e Projetos abrem espaço para participação popular na construção de políticas públicas, na certeza de melhores resultados e para impactar na mudança de indicadores de saúde importantes para transformação social e desenvolvimento das comunidades.
Nessa perspectiva, o PSE e o RVL implantados em Olinda têm desenvolvido metodologias com base na construção de uma rede de atenção à saúde nos territórios, com escolares, familiares, lideranças comunitárias, profissionais de educação e saúde, a partir da formação de grupos nas escolas municipais e nas comunidades, com grupos que se voltam a desenvolver capacidades e monitorar as metas do PSE e os Objetivos do Milênio. Esses grupos denominados COMITÊS foram agregados por território de saúde, considerando a mesma composição territorial utilizada para os Núcleos de Apoio ao Saúde da Família(NASF’s).
Implantação do projeto RVL
O Projeto Rosto Vozes e Lugares é realizado em 16 países da America Latina, entre eles o Brasil. Em Pernambuco, Olinda foi o primeiro município a desenvolver o projeto e o quarto no Brasil. O RVL foi ampliado para sete regiões do município, onde atuam as equipes dos NASF. Nesses territórios se busca a integração das secretarias municipais e diversos segmentos sociais para o desenvolvimento de ações que promovam a emancipação das comunidades, na perspectiva de garantir a cidadania e transformação social, com foco nos Objetivos do Milênio – ODM.
Esse ODM implica em erradicar a fome e pobreza extrema; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento).
Fonte: ssolinda