Violência contra Crianças e Adolescentes!!!
A violência contra crianças e adolescentes é uma questão de saúde pública. É universal, endêmica e independe de classe social, raça/etnia, religião, gênero. É considerada violência física: palmada, beliscões, empurrões, bater, queimar; violência psicológica: o ato de humilhar, ameaçar, desqualificar, desrespeitar, rejeitar, discriminar; negligência: a omissão de pais e/ou responsáveis em prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança ou adolescente; violência sexual: abuso de poder no qual crianças e adolescentes são usados para gratificação sexual de um adulto, sendo induzida ou forçada a práticas sexuais.
Crianças e adolescentes que sofreram diferentes tipos de violência podem desenvolver: problemas no desenvolvimento emocional e/ou físico, na saúde, no desenvolvimento da sexualidade, dificuldade na aprendizagem, insegurança, agressividade, uso de drogas, gravidez precoce, DSTs, tentativas de suicídio, dentre outras.
A denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes é dever de todos.
Os números divulgados pelos meios de comunicação, infelizmente, não correspondem à realidade devido à falta de notificação de inúmeros casos. A notificação da violência praticada contra crianças e adolescentes é obrigatória - Art. 13 da Lei no 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - devendo ser efetuada por qualquer cidadão que presencie ou tome conhecimento de situações de violência contra crianças e adolescentes e pode ser feita até mesmo de forma anônima aos vários serviços de proteção da infância e da adolescência. E dever do Estado, da família e da sociedade, zelar pelos direitos de crianças e adolescentes pondo-os a salvo de qualquer forma de violência. Não se omita, DENUNCIE!!!
Onde procurar Ajuda?
Conselho Tutelar I:
Av. Presidente Kennedy, 3533. Peixinhos Olinda. Fone: 3449. 6075
Conselho Tutelar II:
Rua José augusto da Silva Braga, 752. bairro Novo Olinda. Fone: 3494.2120
GPCA - Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente
Rua Benfica, 1008. Madalena Recife. Disk Denúncia: 3303.8080
Ministério Público
Av. Pan Nordestina, s/n Salgadinho olinda. Fone: 3303.3502
Centro de Referência Olinda Alerta
Rua Professor Cândido Pessoa, 743. Bairro Novo Olinda. Fone: 0800.281.1717
Disk Denúncia Nacional: 100