Barrinhas de cereal podem ter excesso de açúcar e gorduras
As barras de cereal podem ser muito convenientes, mas nem todas são um lanche saudável. Dúvida? Um levantamento feito com as principais marcas vendidas no Brasil e no exterior e publicado no livro "Eat This, Not That!" ("Coma isso, não aquilo", em inglês) mostra que, muitas vezes, as barrinhas.
contêm excesso de açúcar, corantes artificiais e gordura, e não cumprem o que prometem na embalagem. Uma outra pesquisa, feita pela Faculdade de Saúde Pública, na Inglaterra, mostrou que algumas barrinhas chegam a ser 70% açúcar, o triplo de uma bola de sorvete.
Pouca proteína, muita gordura: As barras de proteína, geralmente indicadas para atletas, não costumam ter a quantidade necessária do nutriente para serem consideradas um bom substituto das fontes animais. Poucas têm a quantidade recomendada de aminoácidos essenciais. Na hora de comprar a sua barrinha de proteína, prefira aquelas com proteínas do leite (whey ou caseína) entre os primeiros ingredientes, em vez daquelas enriquecidas com colágeno ou colágeno hidrolisado.
Cuidado com as barrinhas de soja: Se você for do sexo masculino, tente evitar as barrinhas contendo soja. É que o grão tem fitoestrogênios, substância que aumenta o hormônio estrogênio e pode causar alterações hormonais. O consumo moderado provavelmente não vai fazer nenhum mal, mas é melhor ficar de olho nos excessos.
Atenção ao açúcar: Acha que ao substituir o chocolatinho da tarde por uma barra de cereal estará economizando calorias? Pense novamente. Uma barra de cereal tem cerca de 100 calorias, apenas 20 a menos que a mesma porção de chocolate. Algumas marcas podem até ter mais açúcar que 30 gramas de chocolate (o equivalente a uma barra pequena ou três quadradinhos). Muitas vezes, o açúcar vem disfarçado, na forma de xarope de milho, malitol, sorbitol ou frutose. E essa quantidade toda de açúcar pode ajudar a abrir o apetite, em vez de controlá-lo. Se você está com fome, opte por um lanche que equilibre proteínas com carboidratos, como dois biscoitos integrais com requeijão light, ou escolha barrinhas saudáveis feitas com, no máximo, cinco ingredientes diferentes.
Leia mais em pernambuco.com