Hospital Agamenon Magalhães pede doações para o banco de leite
O estoque atual do banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) está a baixo do necessário. A unidade de saúde, que fica no bairro de Casa Amarela, precisa de cerca de cinco litros de leito materno para seus pacientes por dia. Por isso, o local convoca, com urgência, as mães que produzem leite materno em excesso para doar o alimento.
As mulheres que desejem ajudar o Banco de Leite devem ligar para o (81) 3184.1690 ou 3184.1653, e informar seus dados. Após o contato, a equipe do próprio hospital vai até a casa da doadora para fazer a coleta. Em seguida, o material é pasteurizado no hospital, o que elimina chances de infecção por bactérias, sem comprometer a sua qualidade nutricional.
Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno do hospital, Dulcinete Pinheiro, os mais prejudicados com a falta de leite são os bebês prematuros e os de baixo peso, que precisam do leite materno para sobreviver. O alimento é necessário por possui anticorpos e fatores de proteção contra doenças que ajudam no crescimento
O leite beneficia, em média, 30 crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e no alojamento Canguru. Existente há 20 anos, o Banco de Leite do HAM é equipado com três congeladores verticais e dois horizontais, uma máquina de pasteurização e uma para resfriamento do leite. O banco ainda tem um laboratório exclusivo de análises.
Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR e pernambuco.com