09 setembro 2010

Maneiras para parar de beliscar entre as refeições e manter a dieta


Espalhe Aqui >
Quase sempre, beliscamos por outro motivo além da fome. O tédio e a ansiedade costumam ser os principais gatilhos, afirma a médica americana Pamela Meeke, consultora do site médico WebMD. Controlar os beliscos pode ser ainda mais difícil para quem acabou de perder bastante peso.


Pensando nisso, a médica elaborou uma estratégia com sete passos para ajudar quem ainda luta contra essa batalha.



Passo 1: Examine seus hábitos alimentares. Comer no meio da noite virou rotina? Beliscar aquele chocolate o dia todo no trabalho também? Pare e tente entender quais os motivos por trás desses lanchinhos. Tente descobrir seus gatilhos e não coma fazendo outras atividades. Quer saborear aquele doce? Ok, mas saia da frente do computador.

Passo 2: Faça um diário alimentar. Diversos estudos mostram que quem anota tudo o que come emagrece mais do que quem não contabiliza o que ingeriu. Um outro benefício do diário é que muitas vezes só assim é possível perceber o estrago que beliscar faz à sua dieta.

Passo 3: Algumas pessoas têm mania de comer escondido. Isso pode sinalizar uma baixa autoestima ou um medo exagerado de críticas. Tente entender o que leva a essa atitude. Foi a briga com o namorado? O estresse no trabalho? Lembre-se que não adianta comer sem saborear a comida. Comer muito e rápido demais geralmente leva a um sentimento de culpa e vergonha.

Passo 4: Foque nos seus pontos positivos. Para manter a alimentação saudável, é preciso entender que benefícios ela traz. Pode ser uma saúde melhor, um intestino que funciona perfeitamente, a pele sem nenhuma marca de acne. Cuide do seu corpo com carinho. Se for difícil, faça uma lista de seus pontos positivos e tire-a da gaveta sempre que aquela fome louca bater.

Passo 5: Pratique exercícios físicos. Além de queimar umas calorias extras, a atividade física é um excelente motivador. Fica muito mais difícil exagerar na comida depois de uma boa sessão de malhação. Quem malha com regularidade também fica mais motivado a comer melhor.

Passo 6: Prometa para si mesmo que não vai comer com culpa. Se o sentimento apareceu, é porque provavelmente outro problema precisa ser resolvido. Tente fazer pequenos compromissos de 12 ou 24 horas em vez de dizer que vai passar o mês inteiro sem comer bobagens. Não pule o café da manhã, faça pequenas refeições de 4 em 4 horas e pare de comer após o jantar. E, claro, comemore as pequenas conquistas.

Passo 7: Está difícil manter uma rotina saudável? Procure a ajuda de um profissional. Psicólogos, nutricionistas e nutrólogos são treinados para ajudar as pessoas que querem alcançar seus objetivos.

Da Agência O Globo, Pernambuco.com
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • 631 Postagens
  • 17 Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo