Nova UPA de Jaboatão começa a funcionar
Após a cerimônia de inauguração, durante a manhã desta sexta-feira (10), a unidade de saúde de Engenho Velho realizou atendimentos no fim da tarde; unidade tem capacidade para atender 500 pessoas por dia.
Os moradores de Jaboatão ganharam, na sexta-feira (10), a terceira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Após a cerimônia de inauguração, durante a manhã, a UPA de Engenho Velho começou a realizar atendimentos no fim da tarde. A unidade tem capacidade para atender 500 pessoas por dia.
Batizada de Governador Carlos Wilson, em homenagem ao político pernambucano falecido em 2009, a UPA funcionar na rua General Manoel Rabelo, S/N, na altura da penúltima estação do metrô, a de Engenho Velho. Bem em frente à UPA, há uma parada de ônibus por onde passam as linhas Jaboatão-Recife, Jaboatão-Curado II, Jaboatão-Cavaleiro, entre outras. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 6 milhões para construção e compra dos equipamentos.
A UPA de Engenho Velho funciona 24h por dia, de domingo a domingo, com capacidade para atendimentos diários nas especialidades de clínica médica e pediatria. No total, são sete consultórios, 18 leitos de enfermaria (sendo quatro destinados à estabilização dos doentes graves), sala de raios X e nebulização.
“São atendimentos básicos, pois os casos mais graves serão encaminhados aos grandes hospitais. Isso vai ajudar a desafogar os hospitais, já que 90% dos casos podem ser resolvidos na UPA”, falou o secretário de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio.
Ela fará parte do cinturão de assistência sul, juntamente com as unidades de Barra de Jangada e do Cabo de Santo Agostinho. As três referenciarão pacientes para o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Camara, que atende moradores dos municípios da Região Metropolitana Sul, como Cabo do Santo Agostinho, Jaboatão e Ipojuca.
A administração do local será feita pela Fundação Professor Martiniano Fernandes (Imip Hospitalar). A organização social (OS) receber, anualmente, em torno de R$ 10,3 milhões para gerir toda a estrutura física, a manutenção dos equipamentos e os recursos humanos, composto por cerca de 230 funcionários.
Até o momento, foram inauguradas as UPAs de Paulista, Olinda, Igarassu, Imbiribeira, Caxangá, Torrões, Curado, Barra de Jangada e São Lourenço da Mata.
Da Redação do pe360graus.com