16 setembro 2010

Olinda Faz Capacitação Sobre Elefantíase


Espalhe Aqui >

Município reuniu mais ou menos 60 participantes e é pioneiro no estado nesse tipo de formação. A Secretaria de Saúde de Olinda realizou a primeira capacitação em Linfedema/Filariose (elefantíase).



Para médicos e enfermeiros do Distrito Sanitário I, com o tema Manejo do Linfedema e Hidrocele em Filariose, destinada para 60 participantes.


O objetivo foi treinar esses profissionais para prestar assistência aos portadores de Morbidades/Filariose. A formação foi nesta  quarta-feira (15), a partir das 13h, no Auditório da Faculdade FOCCA, rua do Bonfim, 47 – Carmo, Olinda.
A capacitação foi ministrada pelo médico clínico Paulo Sérgio Araújo e o urologista Dr. Luciano Pires, ambos do Centro de Referência Nacional em Filariose (CPqAM).
Vale ressaltar que Olinda é o primeiro município de Pernambuco a implantar o Programa de Assistência aos pacientes com morbidades. Inicialmente foi realizado um levantamento para saber o número de cada morbidade e o resultado demonstrou um total de 705 pessoas com morbidade referida, sendo 403 casos com erisipela, 101 casos com linfedema, 57 casos com elefantíase, oito casos com quilúria e 125 casos com hidrocele. Esse levantamento foi realizado em nove bairros (Sítio Novo, Salgadinho, Peixinhos, Passarinho, Caixa D’Água, Águas Compridas, Alto do Sol Nascente, Alto da Bodade, Alto da Conquista) durante o tratamento coletivo.
A Filariose é uma doença potencialmente erradicável, devido a suas características epidemiológicas. Por essa razão a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs em 1997 a eliminação mundial até 2020. No ano de 2000 foi implantado o Programa Global para Eliminação da Filariose, onde suas principais estratégias foram sustentadas por dois grandes pilares:

1 - interrupção da transmissão (Tratamento Coletivo);

2 - prevenção e alívio do sofrimento dos portadores da morbidade.

No Brasil, atualmente, ocorre à transmissão apenas na região metropolitana de Recife. Para quebrar a transmissão da doença, Olinda iniciou desde o ano de 2005 o Tratamento Coletivo e até o momento realizou um total de 188.000 tratamentos.
A Filariose é uma doença causada por um parasito (Wuchereria bancrofti) que é transmitido através da picada da muriçoca (Culex quinquefasciatus, prejudicando bastante a vida das pessoas porque causa inchação ou deformidade nas pernas, braços, órgãos sexuais e mamas, podendo comprometer a locomoção, a vida sexual e a atividade no trabalho.
A Filariose é uma das maiores causas de incapacidades físicas permanentes ou de longo prazo, sendo cerca de 112 milhões o número de pessoas infectadas por Wuchereria no mundo. A transmissão se dá de homem a homem, através da picada da muriçoca. O ciclo da transmissão tem início quando a muriçoca pica uma pessoa infectada e depois pica e transmite a doença para uma pessoa saudável.

Fonte: ssolinda
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo