SES e SOS Mãos firmam parceria para atender usuários do SUS
Desde o dia 17 de Setembro os pacientes da rede pública de saúde com traumas graves nas mãos poderão ser atendidos pelo SOS Mãos. Um convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde e o SOS Mãos vai permitir o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, apenas o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza este tipo de serviço, mas devido a demanda não consegue atender a quantidade de pessoas que procuram a unidade de saúde. Pelo acordo, os pacientes de alta complexidade com traumas graves, que forem atendidos nos hospitais da rede público, poderão ser encaminhados para a unidade do SOS Mãos, no Recife. Com isso, será oferecido atendimento especializado durante 24 horas para os pernambucanos. As pessoas serão encaminhadas através da Central de Regulação.
O convênio foi firmado até o final do ano, mas pode ser renovado por mais cinco anos. Por mês, a SES deve investir R$ 220 mil. A expectativa inicial é de que cerca de dez cirurgias sejam realizadas mensalmente. Essa é uma previsão inicial e pode ser ampliada conforme seja constatada a necessidade de acréscimo durante a realização do serviço nesse primeiro mês.
“O SOS Mão é a única unidade de saúde em Pernambuco que conta com plantonista 24h por dia. Por isso, casos graves que chegarem aos grandes hospitais, como amputação e esmagamento, poderão ser referenciados para a nossa unidade, onde estamos totalmente equipados para dar a melhor assistência”, comentou o diretor do SOS Mão, Mauri Cortez, através da assessoria de imprensa da SES.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR e pernambuco.com