20 novembro 2010

Lançado plano nacional de combate à Dengue no Recife pelo Ministério da Saúde


Espalhe Aqui >

Temporão reuniu-se com o vice-governador João Lyra Neto e também com representantes de outros órgãos de governo.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve no Recife nesta sexta-feira (19) para lançar o plano nacional de combate à dengue. A visita faz parte da estratégia da pasta contra a doença, que inclui a presença do ministro nos dez estados com alto risco de epidemia. Depois de Pernambuco, ele vai ainda ao Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio de Janeiro. Temporão já visitou a Bahia, o Ceará, o Piauí e Sergipe. 

O ministro reuniu-se com o vice-governador João Lyra Neto e também com representantes de outros órgãos de governo, além de prefeitos e secretários de Saúde de 40 municípios prioritários para o combate à dengue em Pernambuco. Este ano, já foram confirmadas 13 mortes no Estado. Outras 29 estão sendo investigadas.

O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, também participou do encontro. “A gente tem que manter a mobilização e ter o quadro de contingência para tratar ocasiões de urgência”, disse.

Temporão informou que o orçamento destinado ao plano contra a dengue é o mesmo de 2009, R$ 1 bilhão. No entanto, o ministro comentou que o setor da saúde pública no Brasil precisa de mais recursos, tangenciando a polêmica da recriação da CPMF. Para ele, não importa de onde vem a verba, o fato é que ela é necessária e essa discussão urgente precisa ser travada entre os deputados federais. 

O governo também ajuda na tentativa de acabar com os focos da dengue. “Estamos fazendo uma distribuição de 100 mil capas de proteção de resíduos de água”, falou o secretário de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio.

Além de falar sobre as ações do Ministério e dos governos na luta contra a doença, Temporão fez um apelo à população para que mantenha reservatórios de água limpos e cobertos e que evite o acúmulo de água em outros recipientes, ambientes propícios para o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes Aegypt.

“O trabalho precisa ser integrado e articulado. O governo tem que fazer seu papel técnico e a população, saber como evitar manter água parada na sua casa e conversar com os vizinhos”, disse o ministro.

NÚMEROS

Em todo o Brasil, há 16 cidades em risco de surto de dengue, das quais 12 estão no Nordeste - sendo cinco delas em Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta e Serra Talhada.

No Recife, o estado é de alerta, uma vez que a quantidade de casos aumentou 1000% em relação ao ano passado.

Vamos Pernambucanos lutar com à Dengue! Ela não pode reinar em nossa vida!

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo