26 novembro 2010

Mulheres que ajudam no parto participam de treinamento antes de encontro internacional


Espalhe Aqui >

Mais de 200 mulheres que dão suporte físico e emocional a outras antes, durante e depois do parto (doulas) participam hoje (26) em Brasília do 8º Encontro Nacional e 2º Encontro Internacional de Doulas. As atividades incluem exercícios para auxiliar a gestante e palestras sobre a atuação das profissionais em outros países. 

“Essas vivências, como a biodança e o pilates, servem para a doula conhecer outras formas de cuidado da gestante”, disse a secretária executiva do encontro, Renata Beltrão, que também é doula. Ela explicou que o trabalho é diferente do da parteira. “A doula é uma espécie de comadre, que faz massagens, ajuda antes, durante e depois do parto, mas não cuida da parte médica”. 

O encontro de hoje antecede a 3ª Conferência Internacional sobre Humanização de Parto e Nascimento, que será aberta amanhã (27) à noite e termina terça-feira (30) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Com o tema O Esforço Brasileiro para Reduzir a Mortalidade Infantil e Materna: A Saúde e a Abordagem Intersetorial”, o evento contará com a presença de profissionais do México, de Porto Rico, da Argentina, Colômbia e Espanha, além do Brasil. 

Segundo Renata Beltrão, o objetivo principal da conferência é discutir estratégias para humanizar o parto, como por exemplo garantir à gestante o direito de ter um acompanhante no hospital e acesso aos serviços públicos de saúde. “Quando entra num hospital público, a mulher perde a identidade, porque ela não pode entrar nem com a sandália, tem que tirar toda a roupa e usar aquela espécie de vestido. Além disso, fica sozinha e num ambiente inóspito”, afirmou a secretária.

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo