16 novembro 2010

Pernambuco reforça combate à Dengue


Espalhe Aqui >
Este ano, foram notificados mais de 51 mil casos no estado; plano deve ser aplicado inicialmente em 47 municípios.

O governo de Pernambuco lançou um plano de combate à dengue nesta semana. As ações são concentradas em três frentes: educação em saúde nas escolas, visita de mobilizadores às residências e colocação de coberturas para reservatórios de água. No total, devem ser investidos R$ 2,8 milhões.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o plano deve ser aplicado inicialmente em 40 municípios considerados prioritários no Programa Estadual de Combate à Dengue e em outro sete que entraram em situação de calamidade pública depois das cheias registradas em junho. A ideia é conscientizar a população e evitar o crescimento no número de casos que acontece geralmente em janeiro.

Cerca de 850 professores do ensino fundamental de 488 escolas públicas devem receber orientações de instrutores sobre a dengue. De acordo com a gerente de prevenção e controle de zoonoses da secretaria, Nara Arruda, os professores devem receber informações sobre os hábitos do mosquito transmissor da doença, sobre a prevenção e os sintomas. O objetivo é mobilizar os profissionais e os alunos e estimular a continuidade das ações de combate à dengue em casa e na comunidade.

As equipes municipais de agentes devem receber reforço de mobilizares estaduais, que vão ajudar na abordagem de moradores e na distribuição de folhetos às donas de casa. A estimativa é que, em Pernambuco, 85% dos criadouros são encontrados em residências.

A secretaria informa que, até outubro de 2010, foram notificados 51.629 casos de dengue no estado, distribuídos em 174 municípios. Houve aumento de 600% dos casos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os três municípios com maior concentração de pacientes são Recife, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes.

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo