16 novembro 2010

Dengue hemorrágica cresce 20 vezes e SES lança campanha antes do verão


Espalhe Aqui >
Crianças e donas de casa estão entre as prioridades do Plano de Mobilização Social Contra a Dengue, lançado oficialmente na manhã desta quinta–feira (11). A doença, que apresentou um crescimento de 600% em 2010, tem como principais vítimas, crianças de 0 a 14 anos, que correspondem por 60,66% de todos os casos notificados em Pernambuco. As medidas preventivas, com foco voltado à educação, buscam frear o avanço das contaminações, em especial, da dengue hemorrágica, que registrou um aumento de quase 2000% em relação a 2009.

Ao todo, 47 cidades (sendo nove atingidas pelas enchentes em junho deste ano) receberão os mutirões, formados por 270 instrutores e profissionais, que atuarão nas escolas municipais, e outros 672 agentes agentes de endemias que irão porta–a–porta distribuir panfletos, cartilhas, botons e um total de 100 mil capas de vedação de reservatórios de água. Os grupos devem atuar ns pontos de maiores índices de contaminação, que superem os 3,9% da população local. A iniciativa já teve início na cidade de Palmares e deve começar em todos municípios até a próxima semana.

De acordo com o secretário de saúde, Frederico Amâncio, o plano, orçado em R$ 2,8 milhões, será realizado pela primeira vez no estado, antes mesmo da chegada do verão, quando o contágio é mais comum. A medida, prioritariamente preventiva, visa aproveitar a tendência de decrescimento da doença, a exemplo da queda do número de notificações registradas em 2009, limitadas a 7369 casos, contra os 51629 de apenas dez meses deste ano. “Esse aumento é explicado pelas fortes alternâncias climáticas que experimentamos esse ano e ao fato de que o sorotipo DEN–1, depois de vários anos, voltou a ser registrado no estado, encontrando uma nova geração de habitantes que não tinham anticorpos para combatê–lo”, afirma. 

Segundo a secretária executiva de vigilância à saúde, Inês Costa, 85% das transmissões da dengue são originadas dentro do ambiente residencial dos pacientes. Justamente por isso, a maioria dos 25,53% dos adultos com mais de 30 anos infectados são do sexo feminino, já que boa parte são donas de casa. Isso também explica a grande contaminação por crianças, em especial entre 5 e 9 anos, que somam 28,81‰ das notificações. “Esse é um público que passa mais tempo dentro de casa e tem mais acesso a quintais, varandas e etc. e acabam entrando em contato mais facilmente com os mosquitos do Aedes Aegypti infetados”, explica.

A grande preocupação fica por conta da Febre Hemorrágica da Dengue, que avançou a níveis bem acima da ‘versão clássica’ da doença. Em números gerais, as notificações de casos suspeitos subiram de 23 para 323. Além disso, já são 146 casos confirmados, contra 7 de 2009, um aumento de 1986%. Até o momento, 42 óbitos podem ser atribuídos à dengue hemorrágica, dos quais 13 já foram confirmados e outros 29 estão em investigação.

Pernambuco e outros seis estados do Nordeste foram considerados como alerta máximo junto ao Ministério da Saúde, que classifica a área como uma região de risco muito alto de contaminação. Apenas os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte estão em uma situação um pouco mais favorável, mas ainda assim são considerados locais de alto risco de dengue. Apesar do significativo aumento nos casos da doença no estado, a situação está longe de atingir o ápice de notificações de 2002, quando mais de 116 mil casos foram notificados.

Por Ed Wanderley em www.pernambuco.com
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo