Confira dicas de hidratação para o Verão
O Verão chegou e a temperatura já começou a subir. Com isso, a temperatura corporal se eleva e é nesse momento que o corpo elimina o suor, com o objetivo de manter a temperatura corporal adequada. Com o suor perde-se água e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.
A água faz parte de todos mecanismos do corpo humano. Inclusive para respiração, coração, rim e todos os outros órgãos funcionarem. Eliminamos em torno de 2,5L de água por dia pela urina, fezes, respiração e transpiração. Um indivíduo adulto e saudável, precisar ingerir, aproximadamente, 8 copos de água por dia, mas será que somente a água hidrata o organismo?
Está questão é dúvida de muitas pessoas. Portanto, fique sabendo que a água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria).
O suco hidrata também, contém vitaminas e minerais, mas possui a frutose (o açúcar das frutas). Sendo assim, o consumo excessivo de sucos e frutas podem levar ao aumento de peso.
Os chás também ajudam na hidratação e quase não tem calorias, caso seja consumido sem açúcar, todavia, existe o efeito terapêutico das ervas. Não devemos tomar mais que 3 xícaras de chá, da mesma erva, por dia, a não ser com orientação e acompanhamento de um profissional da área.
Em resumo, podemos sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não podemos esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia.
Os alimentos, principalmente, frutas e vegetais tem um papel importantíssimo na hidratação. Lembram que eu comecei dizendo que com o suor perdemos minerais também? Então, nos alimentos hidratamos e nutrimos o nosso organismo. No verão fica muito mais gostoso ingerir saladas. Aproveite isso para melhorar o consumo de vegetais!
E pra quem vai a praia nessa época, lembre-se do nosso isotônico natural, a água de coco. Ela é maravilhosa para hidratar e repor sais minerais. Mas cuidado! Quem tem Hipertensão Arterial deve tomar cuidado com a quantidade ingerida. Ela é rica em sais e em excesso, junto com o calor da praia, pode aumentar a pressão arterial.
Muitas pessoas dizem que não ingerem água por não sentirem sede. Mas esse é um grande erro. Quando sentimos sede significa que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal para consumir água. Se você recusa esse sinal o seu corpo vai adaptando a trabalhar com uma quantidade reduzida de água e como consequência ocorre a diminuição do seu metabolismo (energia gasta para o funcionamento do organismo). Resultando em um comprometimento do funcionamento do organismo e consequentemente atrapalha quem quer perder peso.
Dicas Importantes:
- Não pensem que o refrigerante ou suco artificial serão bem vindos na hidratação. Devido aos produtos químicos, principalmente, corantes artificiais que possui, não devem ser consumidos com frequência. Além, de apresentaram altas concentrações de sódio;
- Por conta do risco de ser contaminado por vírus ou bactérias causadores de diarreia e vômito é interessante também ressaltar a necessidade de se adotar medidas de higiene na hora de ingerir líquidos e alimentos. A água deve ser fervida ou ser proveniente de fonte segura. As pessoas também precisam lavar bem os alimentos, como frutas, verduras e legumes, antes de consumi-los;
- Quando a criança não costuma pedir água, os pais devem oferecer sucos ou alimentos que tenham bastante líquido, como frutas, a cada 40 - 60 minutos;
- Bebidas isotônicas, ricas em sais minerais, não são indicadas para crianças, hipertensos, cardiopatas e indivíduos portadores de doenças renais, já que contêm elevada quantidade de sódio e potássio – com exceção dos casos em que há indicação médica ou nutricional;
- A quantidade de líquido que uma pessoa perde em um dia de calor varia conforme o seu metabolismo. Mas pode ser agravada se essa pessoa ficar muito tempo exposta ao sol. A desidratação por insolação ocorre quando se fica muito tempo no sol e não se ingere líquido o suficiente.
Fonte: pernambuco.com