12 abril 2011

Programa Hospital em Casa


Espalhe Aqui >

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou, nesta segunda-feira (11), pela manha, no auditório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), o programa piloto Hospital em Casa, que visa melhorar o atendimento à saúde da população de Pernambuco. A ação vai oferecer assistência médica na casa dos pacientes e é voltada para usuários do SUS com doenças crônicas. 

O projeto piloto será realizado no HAM, localizado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, e atenderá pacientes, que residem nos distritos sanitários II e III. O investimento é de R$ 1,92 milhão por ano e a previsão da SES é que ainda este ano o programa seja implantado nos hospitais Otávio de Freitas, Getúlio Vargas.

O serviço terá a atuação de equipes multidisciplinares, formadas por médicos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, farmacêutico, assistente social e enfermeiros.  No primeiro momento, a iniciativa contará com quatro equipes, cada uma com capacidade de acompanhar, em média, 30 pacientes. 

Para ingressar no programa, o médico plantonista da urgência solicitará avaliação do usuário pela equipe do Hospital em Casa. A indicação clínica será analisada pela equipe do serviço para que o mesmo seja encaminhado para o domicílio e passe a receber as visitas da equipe. 

Os pacientes deverão ter um cuidador responsável com capacidade de colocar em prática as orientações dos profissionais, assim como as moradias precisam ter condições mínimas para o adequado cuidado ao usuário. 

Além de otimizar os serviços e recursos do SUS, o Hospital em Casa vai ampliar a rotatividade dos leitos hospitalares , reduzir os riscos de infecção hospitalar, humanizar a atenção trazida pela permanência no convívio da família e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

Não pode participar do Hospital em Casa o paciente residente em municípios sem SAMU e PSF implantados; sem leito de referência para internamento; com instabilidade, que precise de cuidados hospitalares intensivos e monitoramento contínuo; sem cuidador identificado; com necessidade de tratamento cirúrgico de urgência; que não concorde com o serviço (Termo de Consentimento).


Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo