19 maio 2011

Câncer de próstata letal em homens pode ser reduzido com consumo café


Espalhe Aqui >

Homens que bebem café regularmente têm um risco menor de desenvolver uma forma letal de câncer de próstata, segundo estudo conduzido por pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.

Resultados revelam que o menor risco ficou mais evidente entre homens que beberam café normal ou descafeinado.

"Poucas pesquisa têm estudado especificamente a associação do consumo de café e o risco de câncer de próstata letal, a forma da doença que é a mais crítica de ser combatida. Nosso estudo é o maior até agora a examinar se o café pode reduzir o risco de câncer de próstata letal ", disse a autora sênior Lorelei Mucci.

Câncer de próstata letal é o câncer que causa morte ou se espalha para os ossos.

"No momento não temos uma compreensão dos fatores de risco que podem ser controlados ou alterados para reduzir o risco de câncer de próstata letal. Se nossos resultados forem validados, o café poderia representar um fator modificável que pode diminuir o risco de desenvolver a forma mais prejudicial de câncer de próstata", disse a autora do estudo Kathryn Wilson.

O Estudo

Os pesquisadores escolheram estudar o café porque ele contém muitos compostos benéficos que atuam como antioxidantes, reduz a inflamação e regula a insulina, que pode influenciar o câncer de próstata. O café tem sido associado em estudos anteriores com um menor risco de doença de Parkinson, diabetes tipo 2, doença do cálculo biliar e câncer de fígado ou cirrose.

O estudo examinou a associação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata, em particular o risco de câncer de próstata agressivo, entre 47.911 homens dos EUA, que relataram seu consumo de café a cada quatro anos entre 1986-2008. Durante o período do estudo, 5.035 casos de câncer de próstata foram relatados, incluindo 642 casos fatais ou metastáticos.

Entre os resultados:

  • Os homens que consumiram seis ou mais xícaras de café por dia tiveram um risco quase 20% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer de próstata;
  • A associação inversa com o café foi ainda mais forte para o câncer de próstata agressivo. Os homens que beberam mais café apresentaram um risco 60% menor de desenvolver câncer de próstata letal;
  • A redução no risco foi observada entre homens que beberam café descafeinado ou regular, e não parece ser devido à cafeína;
  • Mesmo beber 1-3 xícaras de café por dia estava associado com um risco 30% menor de câncer de próstata letal;


Homens que bebiam café eram mais propensos a fumar e menos prováveis a se exercitarem, comportamentos que podem aumentar o risco de câncer de próstata avançado. Estes e outros fatores de estilo de vida foram controlados no estudo e ainda assim, o café estava associado com um risco menor.
Resultados do estudo devem ser validados em populações adicionais que tenham uma gama de exposição ao café e um grande número de casos de câncer de próstata letal. Se confirmada, a informação pode se adicionar à lista de outros benefícios de saúde potenciais do café.

Os autores estão atualmente planejando estudos adicionais para compreender os mecanismos específicos pelos quais o café pode reduzir o risco específico de câncer de próstata letal.

Fonte: isaude
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo