Dia da Mamografia 05 de Fevereiro
Clique na imagem para ver mais... |
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos. Por essa razão, as mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia regularmente, em intervalos anuais. E, com a efetivação da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor a partir de 29 de abril de 2009, toda mulher brasileira tem direito a realizar pelo SUS sua mamografia anual a partir dessa idade.
Acesse o hotsite (www.mamografiapormim.com.br) e participe desta ação, enviando uma mensagem para as mulheres que você ama pelo hotsite ou ajudando a divulgar a campanha pelas redes sociais.
Veja algumas imagens dos exames de mama realizados em nossa unidade de saúde em parceria com o Projeto Amigo do Peito. O serviço diferenciado, voltado para mulheres acima de 50 anos, estará com a unidade móvel visitando semanalmente uma unidade de saúde da rede para a realização de exames de mamografia, desburocratizando e diminuindo a fila de espera. A expectativa dos gestores é realizar 60 exames por semana, totalizando 240/mês, além dos 700 exames que já são realizados na rede credenciada com o município.