Comida na grelha, prática e saudável
Receitas simples para fazer durante as férias e variar o cardápio – e também para dar trégua ao filé de frango ressecado ou ao hambúrguer congelado
A grelha tem sido sinônimo de alimentação saudável nos últimos anos. Em muitos grills elétricos, a leve inclinação da superfície é própria para fazer a gordura das carnes escorrer. No fogo, a grelha oferece um sabor de brasa incomparável, e a gordura naturalmente cai sobre o carvão. Há, ainda, grelhas com resistência elétrica, as colocadas sobre pedras ou as chapas, sobre lenha ou boca do fogão. Essa forma de preparar alimentos pode ser muito prática, principalmente nas férias escolares – quando os filhos tendem a dar mais trabalho para os pais. Ao levar tudo para a grelha, evita-se sujar muitas panelas e recipientes. Aqui, os óleos – azeite, em sua maioria – existem apenas para temperar. O alimento é colocado in natura e retirado direto para o prato. Para o feriado de 4 de julho nos Estados Unidos (Dia da Independência), o New York Times publicou 101 receitas práticas para a grelha – equipamento essencial de qualquer casa americana, mas que infelizmente só é usado nos Estados Unidos para tostar hambúrgueres e salsichas. Confira as receitas que podem (e devem) ser reproduzidas pelos brasileiros – a maioria fica melhor na grelha tradicional. Alguns ingredientes como berinjela, erva-doce, sardinha e até figo temperados são algumas das sugestões.
1. Erva-doce: Unte fatias de bulbo de erva-doce com azeite e coloque no fogo até dourar. Sirva com salada de rúcula e gomos de laranja grelhada.
2. Tofu: Corte um tofu inteiro em quatro pedaços e unte com óleo de gergelim. Grelhe em fogo moderado e vire de vez em quando. Na última virada, jogue um molho feito com tahine (pasta de gergelim), limão, alho amassado e água. Sirva com fatias de tomate temperadas com shoyo e manjericão.
3. Abobrinha: Corte em fatias grossas e pincele a mistura cremosa de endro (dill), iogurte, azeite e limão. Grelhe lentamente.
4. Milho: Espigas de milho grelhadas podem ser servidas com diversos molhos, como maionese, alho amassado, páprica e salsinha; iogurte, curry e cebola triturada; leite de coco, coentro e hortelã.
5. Beterraba: Unte fatias de beterraba com azeite e grelhe lentamente até ficar macia e levemente dourada. Coloque sobre cada fatia um pouco de queijo de cabra e verduras fatiadas ou brotos.
6. Ratatouille: Grelhe pedaços de abobrinha, abóbora, berinjela, cebola, cogumelos e tomate cereja até que fiquem tenros e dourados. Tempere com manjerona ou orégano, tomilho, manjericão e azeite.
7. Pimentões: Grelhe pimentões vermelhos, verdes e/ou amarelos sem a pele. Cubra com azeitonas, alcaparras, vinagre balâmico e azeite.
8. Caprese: Pegue tomates bem maduros de qualquer tamanho e leve para grelhar até que fiquem um pouco tostados. Regue com azeite, polvilhe com sal e pimenta e sirva com mussarela fresca (ou burrata) e folhas de manjericão sobre pão.
9. Salmão: Grelhe filés de salmão e retire antes que seu interior cozinhe totalmente. Misture fatias de pepino com dill (endro), azeite e suco de limão. Sirva o salmão quente com a salada fria.
10. Sardinha: Grelhe o peixe inteiro e limpo e sirva com suco de limão e/ou toranja (grapefruit) grelhados.
11. Truta: Recheie a truta com fatias de limão e manjerona ou orégano. Se preferir, enrole um bacon em volta do peixe.
12. Atum: Pincele azeite em pedaços generosos de atum e grelhe, mantendo seu interior cru. Sirva com mais azeite, suco de limão, tomate também grelhado, azeitonas, fatias de cebola grelhadas e salsinha.
13. Carne: Lambuze um bife macio com mostarda. Grelhe e sirva com cebolas também grelhadas (de preferência chalota, um tipo de cebola menor).
14. Peito de pato ou frango: Faça cortes na pele da ave e esfregue folhinhas de alecrim, sal e pimenta dos dois lados (pele e carne). Grelhe com a pele virada para o fogo até ficar crocante (e menos gordurosa), vire e grelhe rapidamente o lado da carne. Sirva com fatias de laranja grelhadas.
15. Costeleta de cordeiro: Antes de ir para a grelha, marine com iogurte, limão, cardamomo e hortelã. Sirva com limão e salsinha. Use a costeleta inteira ou já cortada.
16. Espetinho: Cordeiro intercalado por cebola – pincele uma mistura de cominho e azeite quando começar a fazer chiado de grelhado. Cordeiro e figo – use galhos de alecrim como espetinho, mas não misture a carne com a fruta no mesmo espeto. Tempere ambos com uma mistura de azeite, sal, pimenta, suco de limão, alho amassado e alecrim cortadinho. Cubos de manga intercalados por pedaços de peixe branco – pincele o espeto ja montado com uma mistura de shoyo, molho de peixe, molho de pimenta e finalize com coentro ou hortelã picadinhos.
17. Porco: Mignon ou lombo grelhado. Depois de pronto, fatie e tempere com um molho batido de purê de ameixa, gengibre, alho, mel, sal, mirin (condimento japonês) e vinagre de maçã.