Hospital Metropolitano Sul Dom Helder começa a atender nesta sexta!
Depois da solenidade de inauguração na tarde desta quinta-feira (1°), a unidade passará por uma desinfecção, por isso, os pacientes só serão atendidos na próxima manhã.
Será inaugurado, na tarde desta quinta-feira (1°), o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Camara (HDC), localizado às margens da BR-101 Sul (KM 28, S/N), no Cabo de Santo Agostinho. Depois da solenidade, a unidade passará por uma desinfecção, por isso, os pacientes só começam a ser atendidos a partir das 7h, desta sexta (2).
O Dom Helder é uma
unidade referenciada, ou seja, destinada a pacientes encaminhados por Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos. O HDC terá seus serviços implantados por etapas, atingindo a capacidade máxima em três meses de funcionamento.
Batizado com o nome do ex-arcebispo de Olinda e Recife, cuja vida foi dedicada aos mais pobres, o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Camara possui o mesmo projeto arquitetônico do Hospital Miguel Arraes, em funcionamento desde dezembro de 2009. Ele terá capacidade para realizar procedimentos de média e alta complexidade, atendimento de urgência e emergência, internação e atendimento ambulatorial de egressos da emergência e pacientes referenciados das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA).
Construído em uma área de 12.734 mil metros quadrados e dividido em quatro pavimentos, o Hospital contará com 160 leitos distribuídos nas enfermarias de Clínica Médica, Cardiologia Clinica e Cirúrgica e Traumato-ortopedia, Unidade de Cuidados Intensivos (UTI Geral com 28 leitos), além de 20 leitos de observação na emergência. No total, foram investidos mais de R$ 80 milhões com a construção e compra de equipamentos.
Funcionando 24h por dia, a unidade contará com cerca de 800 profissionais e terá capacidade para realizar consultas, internações, procedimentos de diagnóstico (laboratório e radiologia) e atendimentos de urgência, nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia Clínica e Cirúrgica e Traumato-ortopedia para pacientes adultos. O ambulatório é voltado para os pacientes egressos, ou seja, para pacientes internos ou acompanhados após atendimentos e cirurgias no próprio hospital.
A expectativa é que, quando estiver pronto e funcionando em sua capacidade máxima, a unidade beneficie cerca de 1,2 milhão de pessoas de dez municípios da RMR e Litoral Sul, incluindo Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Primavera, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e São José da Coroa Grande.
Responsável pela gestão do Hospital Miguel Arraes, a Fundação Professor Martiniano Fernandes - Imip Hospitalar também administrará o Hospital Metropolitano Sul. Para isso, a organização receberá um valor anual de cerca de R$ 45 milhões. O Imip Hospitalar também responderá pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão/Engenho Velho e Jaboatão/Barra de Jangada.
CARDIOLOGIA
Atualmente, Pernambuco possui duas referências para atendimento em emergência cardiológica, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e o Procape. Com a inauguração do serviço no Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Camara, a expectativa é desafogar essas duas unidades. Na unidade, serão realizadas, inclusive, cirurgias cardíacas.
Recém inaugurada, a unidade já está com praticamente todos os serviços funcionando; no fim de semana foram feitas seis cirurgias.
O novo hospital Dom Hélder Câmara, inaugurado na semana passada, já começou a funcionar no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. No fim de semana foram feitas seis cirurgias. A UTI tem seis pacientes e dos 160 leitos de internamento, 22 estão ocupados.
A unidade hospital fica na BR-101, no Cabo, e poderá atender mais de um milhão de pessoas de dez municípios. São 822 funcionários, sendo 176 médicos.
Mas não adianta ir ao Hospital Dom Hélder Câmara em busca de atendimento: ele é só para casos de urgência em cardiologia, ortopedia, traumas e clínica médica. Só vão para o Hospital, pacientes socorridos por equipes de resgate ou atendidos por médicos em outras unidades de saúde.
“Os pacientes devem procurar primeiro a UPA de Barra de Jangada, recentemente inaugurada, ou as outras UPAs, que depois eles vão encaminhados para cá”, explicou a superintendente do hospital Maria Célia Costa.