Período de chuva e sol facilita crescimento do mosquito da dengue!
Baldes, vasos de planta, piscinas sem tratamento, caixas d´água mal tampadas são locais em que o mosquito podem se instalar.
Nos períodos de chuva e de sol, o clima facilita o crescimento do mosquito transmissor da dengue. A água da chuva fica acumulada em qualquer vasilha e, com o sol, os ovos do mosquito se desenvolvem.
Todo mundo precisa ter
cuidado para evitar que a doença se espalhe. Baldes, vasos de planta, piscinas sem tratamento, caixas d´água mal tampadas. Em todos esses locais o mosquito pode se instalar.
cuidado para evitar que a doença se espalhe. Baldes, vasos de planta, piscinas sem tratamento, caixas d´água mal tampadas. Em todos esses locais o mosquito pode se instalar.
Este ano, foram 2.654 casos de dengue clássica confirmados em Pernambuco e 21 de hemorrágica. Uma pessoa morreu. São muitos casos para uma doença que pode ser evitada com a colaboração de todos.
O mosquito é o Aedes Aegypt, que pode transmitir quatro tipos de vírus, e três circulam no Brasil. “Quando a pessoa se infecta com um dos vírus e adoece, ela tem uma imunidade direcionada para esse vírus. Portanto, se existem três vírus circulando, ela pode ser infectada três vezes”, contou a gerente de epidemiologia do Recife, Denise Oliveira.
Muitas vezes a pessoa é infectada pelo vírus da dengue, mas não apresenta sintomas. Os especialistas acreditam que apenas um ou dois de cada 10 infectados realmente adoecem. A dengue clássica é a forma mais leve, e parece com uma gripe. Qualquer que seja o tipo de vírus que provocou a infecção, a doença pode evoluir para a forma hemorrágica. É mais comum acontecer na segunda ou na terceira vez que a pessoa tem dengue.
“A dengue hemorrágica, diferente do que as pessoas pensam, pode fazer com que a circulação da pessoa vai ficar mais lenta, levando a um choque que pode causar morte”, disse a gerente de Vigilância Epidemiológica do Recife, Ana Antunes.
Veja os sinais de dengue hemorrágica: tontura, vista escura, muito sono ou agitação, dores na barriga, fezes pretas, vômito frequente, pele pálida, fria e seca e dificuldade de respirar.
A orientação é: não demore, procure se cuidar. “A primeira coisa é procurar o serviço de saúde mais próximo da sua casa, e hidratação oral. Ou seja, no primeiro sintoma da dengue, passe a beber muita água”, falou a diretora de
Vigilância à Saúde do Recife, Adeílza Ferraz.
Da Redação do pe360graus.com