Provas não terão cascas de banana e beneficiados por programas sociais terão gratuidade
Provas não terão cascas de banana e beneficiados por programas sociais terão gratuidade. Imagens: Ed Wanderley/DP/D.A Press
Os estudantes que estão preparados e concluem, pela primeira vez, um ciclo inteiro do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) podem respirar aliviados. De acordo com o Coordenador Pedagógico da Comissão de Vestibular da UPE, Darlan Moutinho, este ano, há 90% de chance de que não exista nenhum artifício para confundir os candidatos durante as provas (as chamadas ‘cascas de banana’). A ideia é avaliar o nível de aprendizado dos candidatos. “Queremos fazer uma prova mais objetiva, em que o aluno que estudou e sabe do assunto não terá dúvidas sobre qual é, realmente, a resposta”, garante.
Para evitar problemas na correção, as bancas, usualmente divididas em dois grupos (sendo uma responsável pelo vestibular seriado e outra, pelo tradicional) vão ‘trocar gabaritos’. Isso significa que todas as provas serão corrigidas duas vezes, uma pela banca resposável e outra pela complementar, que deve ratificar ou corrigir as decisões de seus colegas. “Isso garante que o processo não passe por tantos questionamentos, chegando a um grande número de questões anuladas, como ocorreu no primeiro ano do seriado (2008)”, explicou Moutinho.
Além disso, o vestibular 2011 traz mais novidades. A que mais deve agradar os bolsos dos candidatos é a política de isenção da taxa de inscrição, que, segue a Lei Estadual nº 14.016, que entrou em vigor neste ano. O custo de R$ 40 pode ser privada a milhares de estudantes, uma vez que, de acordo com o texto, todos os concursos públicos do Estado terão taxas de inscrições gratuitas para as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico). “Os estudantes devem informar o seu Número de Inscrição Socialno ato de inscrição, que vai nos informar quando eles estão em programas como o Bolsa Família ou o Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. Em caso positivo, ele será incluído na lista de isentos, que será divulgada no dia 13 de setembro”, explica a presidenta da Comissão de Vestibular da UPE, Isabel Avelar. Em caso de ter o pedido de isenção negado, o candidato terá de 14 a 17 de setembro para efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
Do total de 3.580 vagas oferecidas no Vestibular 2011, 716 serão destinadas ao vestibular seriado (143 pelo sistema de cotas) e as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.upenet.com.br/vestibular. Alunos do 1º e 2º anos devem se inscrever de 01 a 30 de agosto e realizam as provas no dia 21 de novembro, sendo um grupo pela manhã e outro à tarde. Candidatos do 3º ano cotistas devem se inscrever dos dias 01 a 15 de agosto, enquanto os não cotistas, de 16 a 31 do mesmo mês. Os dois grupos serão submetidos às provas nos dias 14 e 15 de novembro e terão o resultado divulgado no mesmo dia do vestibular tradicional: 21 de dezembro.
De acordo com o reitor da UPE, Carlos Calado, o número de vagas destinadas ao Sistema Seriado de Avaliação será ampliado no próximo ano. “Avaliar o mesmo aluno por anos consecutivos é uma forma de influenciar a qualidade da educação que vem sendo desenvolvida no Ensino Médio, de forma que as unidades possam estar sempre em adaptação e o nível de aprendizado destes alunos seja elevado”, avalia.
Segundo Calado, o modelo promove um maior interesse do estudante, bem como um vínculo mais profundo entre o jovem e a própria universidade, o que pode significar que os alunos farão escolhas mais acertadas e conscientes, reduzindo o índice de evasão. “É difícil, aos 17 anos, escolher uma carreira para o resto da vida. Por isso, um contato constante com essa decisão resulta em uma maior probabilidade de certeza. Além disso, caso não esteja certo do que fazer, o candidato pode, ainda, concorrer a vagas tanto pelo vestibular seriado, quanto pelo tradicional, optando por dois cursos. Caso seja aprovado, então, ele opta por um”, conclui.
Serviço
Confira abaixo o calendário do Vestibular Seriado 2011:
Inscrições
Alunos dos 1º e 2º anos: 01 a 30 de agosto
Alunos do 3º ano (cotistas): 01 a 15 de agosto
Alunos do 3º ano (universal): 16 a 31 de agosto
Documentos e solicitações
Solicitação de Regime Especial para provas (limitações físicas): 01 a 06 de setembro
Divulgação da isenção de taxa de inscrição: 13 de setembro
Pagamento de taxa de inscrição de candidatos não contemplados com isenção: 14 a 17 de setembro
Validação de inscrições e divulgação de locais de provas: 08 de outubro
Provas e resultados
21/11 – Alunos dos 1º e 2º anos
14 e 15/11 – Alunos do 3º ano
28/01/11 - Resultado das provas dos 1º e 2º anos
21/12/10 – Resultado das provas do 3º ano
Por Ed Wanderley, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR