29 julho 2010

Pulmão gigante chega ao Recife e conscientiza população sobre doenças respiratórias


Espalhe Aqui >
Pulmão gigante chega ao Recife e conscientiza população sobre doenças respiratórias Imagem: Ed Wanderley/DA/D.A Press
Imagem: Ed Wanderley/DA/D.A Press
 Desde a manhã desta quinta-feira (29), as pessoas que passarem pelo Parque da Jaqueira, no Recife, estão convidadas a, literalmente, olhar para o seu interior, durante a turnê do Pulmão Gigante. Até domingo (01), um labirinto inflável está instalado no local para alertar a população sobre as principais doenças respiratórias verificadas no Brasil.

No interior da ‘obra’, cartazes, representações de alvéolos e brônquios, vídeos explicativos e profissionais e estudantes de saúde chamam a atenção para os riscos de enfermidades como a Tuberculose, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), insterstícios, câncer, asma, pneumonia e, em especial, o tabagismo. Ver os estragos possíveis em ‘seu interior’ assustou o auxiliar de serviços gerais, Severino Júlio de Melo, de 56 anos. “Fumo desde os quinze anos, mas acho que agora eu vou parar. Se Deus quiser, eu consigo”, garantiu.


De acordo com o Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira e Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Fernando Lundgren, a iniciativa faz parte do projeto Ano do Pulmão, que está sendo realizado em todo o mundo como forma de prevenir doenças respiratórias. “Ao sinal de tosse, catarro e falta de ar por mais de dez dias, é preciso procurar um pneumologista imediatamente. Quanto mais rápido for o diagnóstico, menos agressivos são o tratamento e a ação da doença”, explica.

Segundo Lundgren, a cada 15 minutos, uma pessoa morre, no Brasil, em decorrência de problemas respitatórios e, no mundo, esse tempo é de apenas 8 segundos. “No Recife, por exemplo, 15% da população sofre de asma. No entanto, a pneumologia ainda cresce timidamente. Em Pernambuco, por exemplo, há menos de 40 especialistas do gênero, mesmo aqui sendo uma referência nacional no tratamento de problemas respiratórios”, avalia.

Para saber mais sobre as doenças e fazer a visita por dentro do pulmão gigante, os pernambucanos podem ir ao Parque da Jaqueira, das 8 às 18h. A estrutura mede 190m² e, como o ar, o visitante entra pela traqueia. Antes de chegar ao Recife, o equipamento já serviu de recurso educativo em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória e Salvador. A entrada é gratuita.

Serviço:
Exposição Pulmão Gigante

Data: 29 de julho a 1° de agosto, horário 8 as 18h.
Local: Parque da Jaqueira
Endereço: Rua do Futuro, n° 315 – Bairro Graças – Recife/PE
Informações: 0800 61 62 18
entrada gratuita

Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo