13 agosto 2010

Um dos hospitais mais antigos do Recife volta a funcionar


Espalhe Aqui >
O hospital Pedro II será inaugurado na próxima segunda-feira (16), depois de uma reforma que durou três anos

Um dos hospitais mais antigos do Recife vai ser reinaugurado para oferecer, de graça, tratamentos modernos com equipamentos de alta tecnologia. O prédio de quase 150 anos, que esteve fechado por décadas, passou por uma reforma completa.




O hospital Pedro II será inaugurado na próxima segunda-feira (16), depois de uma reforma que durou três anos, respeitando as características originais do prédio. O edifício é um projeto do engenheiro José Mamede Alves Ferreira. O hospital começou a funcionar há 149 anos, atendendo exclusivamente pacientes com doenças mentais.

Durante muito tempo, foi administrado pelas irmãs da Santa Casa de Misericórdia. Também serviu de hospital-escola para estudantes de medicina e abrigou o hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até 1981.

Há 28 anos, o Pedro II está desativado. Há três anos, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) liderou uma campanha pela recuperação do hospital. Vários médicos que estudaram ou trabalharam nele participaram do lançamento do projeto. De lá para cá, o prédio esteve em obras.

Mesmo sem a inauguração da próxima semana, alguns setores já funcionam: o de hemodiálise, que atende 115 pacientes, por exemplo. O serviço de medicina nuclear, com o Pet Scan, um equipamento de última geração, que pode detectar tumores bem cedo. A área de radioterapia, com capacidade para tratar até 100 pacientes por dia, também com equipamentos super modernos. Todos os serviços são oferecidos de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O prédio tem uma área de quase 20 mil metros². No local vão funcionar ainda enfermarias, inclusive para pacientes com câncer, com problemas de coração e neurológicos. Haverá, também, uma unidade de transplantes.

“Para o Imip e para a toda comunidade pernambucana, é um resgate histórico”, disse o presidente do Imip, Antônio Carlos Figueira (foto 4).

Para ter acesso aos serviços, o paciente deve ser levado pelo SUS, ou encaminhado por algum dos médicos do Imip.


Da Redação do pe360graus.com
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo