Exame de Filariose em Crianças de Sitio Novo e Salgadinho
Nesta quarta, quinta e sexta, dias 15, 16 e 17 de Setembro, apartir das 9h, em frente à USF Salgadinho Sítio Novo, a Secretaria de Saúde de Olinda fará uma segunda Busca Ativa, onde os Agentes Comunitários de Saúde irão nas casas das familias nas quais os responsáveis anteriormente haviam assinado o compromisso de levar seus filhos para fazer o exame, para o monitoramento do Tratamento Coletivo de Filariose através do Teste Rápido, ICT Card.

A vantagem de usar o teste de imunocromatografia rápida em cartão (ICT) é que não precisa o exame ser realizado de 23h à 01h, podendo realizar o teste a qualquer hora, o que facilita a identificação de casos de filariose em apenas 10 minutos. O ICT Card apresenta uma sensibilidade entre 96 a 100%, enquanto que o exame de Gota Espessa (Fura-dedo), que todos os municípios usam é pouco sensível. O ICT Card vai identificar os antígenos circulantes filariais.
Atualizado no dia 17 de Setembro as 20:42h
A proposta dessa segunda fase de exames de Filariose pelo método de Imunocromatografia era a de fazer 200 exames, no entanto mesmo com a persistência dos Agentes Comunitários de Saúde em ir nas casas da familias onde tinham crianças com idade entre 2 e 7 anos não foi atingido a meta, sendo realizado um total de 83 exames menos de 50% do esperado! Isso mostra que infelizmente mesmo com resultados positivos da doença em crianças no bairro, muitos pais ainda não dão a devida importância para o cuidado da saúde de seus filhos! Fato esse lamentável, já que esses mesmos pais cobram um olhar mais dedicado dos governantes para a saúde, mas quando é hora de exercer seus direitos esses pais não o fazem!