13 novembro 2010

Má alimentação pode acarretar problemas no sono


Espalhe Aqui >
Na casa da contadora Márcia de Paula, a mesa do café da manhã é sempre assim: com pães, bolos e suco de frutas. A nutricionista Ana Valéria Toscano foi ajudar a organizar o cardápio da família para garantir a todos uma boa noite de sono. “Tanto tem alimentos que ajudam a ter mais sono, como aqueles que tiram o sono”, disse Ana Valéria.

Muita gente considera o café da manhã a refeição mais importante do dia e, por isso, costuma fazer um cardápio bem reforçado. Isso é certo, mas alguns alimentos podem fazer com que você já comece o dia com sono, como o caso da banana. “O caso da banana, que é uma fruta, realmente dá sono. Se misturar com leite ou com mel, vai dar sono, principalmente para quem trabalha sentado”, explicou a nutricionista.

Para começar o dia bem disposto, é melhor investir em outro tipo de alimento, principalmente aqueles com teor de gordura maior. “Tem alimentos que são estimulantes, como cafeína, achocolatado e algumas frutas. Isso vai dar mais energia interior. Então, a pessoa se sente mais motivada para fazer suas atividades”, falou Ana Valéria.

Com o café da manhã, Márcia não tem problemas. O complicado é a janta. Ela gosta de comer saladas e alimentos mais leves, o que é bom e até ajuda a dormir. O problema é que nem sempre é possível. “Principalmente final de semana. A gente janta fora, recebe os amigos. Às vezes entra massa, carne, bebida alcoólica”, assumiu Márcia.

A janta pode ser a grande responsável por uma noite mal dormida. Alimentos muito pesados, que dificultam a digestão, podem causar insônia ou um sono agitado. “Não é bom comer comidas pesadas, porque pode ter pesadelo, má digestão. Não se deve consumir alimentos com teor de cafeínas”, afirmou Valéria.

Alguns alimentos podem nos ajudar a dormir bem. Além da banana, as folhas verdes também dão sono, principalmente o alface, que contém substâncias usadas em calmantes. “Tem que prestar atenção no que vai comer, e quantas horas antes”, falou Ana Valéria.

A nutricionista falou, também, que o ideal é jantar umas quatro horas antes de dormir e. se ficar com muita fome, a pessoa pode tomar um copo de leite com mel e comer bolacha ou pão.

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo