14 novembro 2010

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes


Espalhe Aqui >
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Quando e Por Quê?

Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

Campanha 2007

O tema da campanha 2007/2008 mundial da International Diabetes Federation (IDF) este ano é "Diabetes em Crianças e Adolescentes". O objetivo é lutar para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa do diabetes. Este ano, o Dia Mundial conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica, em dezembro passado. A SBD apóia a campanha mundial e colabora, divulgando as várias ações e atividades que acontecem pelo Brasil no site oficial da data. 

Campanha 2006

Em 2006, o tema foi Diabetes: Cuidados para Todos, cujo objetivo é conscientizar as comunidades desfavorecidas e grupos vulneráveis, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, com dificuldades para fornecer atenção sanitária adequada à população com diabetes.

Para ampliar a divulgação da data, a SBD criou um hotsite especial com diversas informações para o público, imprensa, órgãos governamentais e profissionais de saúde. O desenvolvimento foi realizado pela equipe de conteúdo do site e consultoria científica dos doutores Josivan Lima e Cláudia Pieper.
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo