23 janeiro 2011

Prevenção da Hanseníase em Recife


Espalhe Aqui >

A partir desta segunda-feira (24) até o próximo dia 5 de fevereiro, vários bairros do Recife irão receber um mutirão com serviços e orientações sobre a Hanseníase. As ações serão em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase – celebrado sempre no último domingo de janeiro. 

Entre as atividades marcadas estão caminhada,palestras e exames de pele. Já a partir das 7h desta segunda (24), os profissionais da Saúde realizarão um arrastão no bairro do Ibura, com a intenção de chamar a atenção do público sobre a necessidade da realização do exame de pele para o diagnóstico da doença. A caminhada sairá da Praça da Vitória (UR-01).

Na quinta-feira (27), no PSF Brasilit (Rua Emiliano Braga, s/n, Várzea), será criado o primeiro grupo municipal de auto-ajuda para ex e atuais pacientes em tratamento contra a hanseníase. Cerca de 20 pessoas atuarão como agentes multiplicadores de informação e encaminharão pessoas identificadas com a moléstia para atendimento na rede pública.

Na quarta-feira (2), diversas instituições que fazem parte da campanha realizarão um seminário para aprimorar os conhecimentos dos médicos. Na ocasião, dermatologistas da rede municipal de saúde debatem temas como a situação epidemiológica da doença em Pernambuco e no Recife; diagnóstico diferencial e em pacientes com idade inferior a 15 anos; recidivas e episódios reacionais; e tratamento e reações adversas, entre outros. O encontro será no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (Avenida Jean Emile Favre, 422, Ipsep), a partir das 13h30. 

No sábado 05 haverá o momento mais aguardado da campanha. Entre 8h e 14h, três consultórios estarão montados na Praça da Independência – conhecida como Pracinha do Diario, no centro do Recife. Neles, um grupo de 20 dermatologistas fará exames gratuitos de pele para identificar a doença. No Consultório na Praça, como a intervenção foi batizada, as pessoas passarão por uma triagem e, de acordo com a situação, seguirão para a avaliação clínica no local.

No Brasil, são diagnosticados anualmente mais de 35 mil pessoas com hanseníase. No Recife, em 2010, foram contabilizados 836 casos da doença.

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo