25 janeiro 2011

Saiba como controlar a enxaqueca sem remédios


Espalhe Aqui >

Quem tem crises de enxaqueca com frequência sabe que muitas vezes é preciso criar uma estratégia de guerra para evitar que elas apareçam. Mudar alguns hábitos que parecem inofensivos pode ter um grande impacto no controle das dores de cabeça. A médica americana Joy Bauer, especialista em medicina preventiva e autora do livro ′Food Cures`, afirma que o sedentarismo, o jejum prolongado e muitas horas de sono podem ser péssimos para quem tem enxaqueca. Confira os principais conselhos de Joy para combater as dores sem remédios:

Se alimente em intervalos regulares: Pular o café da manhã, esquecer o almoço ou só beliscar no jantar faz mal à saúde de qualquer um, mas é pior ainda para quem tem enxaqueca. Segundo Joy, ficar mais de cinco horas sem comer pode ser um gatilho para a dor. Carregue na bolsa ou guarde na gaveta do trabalho alguns lanchinhos saudáveis, como frutas, barrinhas de cereal ou iogurte.

Mantenha seu peso ideal: Um estudo recente feito com 30 mil pessoas que sofrem de enxaqueca mostrou que o peso não está diretamente ligado à este tipo de dor. Porém, aqueles que têm a dor de cabeça crônica e ganham alguns quilinhos passam a ter crises mais intensas e prolongadas. Segundo a médica, o excesso de gordura aumenta a inflamação no organismo, deixando o corpo mais fraco e sujeito a todo tipo de dor.
Pare de fumar: O cigarro também aumenta a inflamação no organismo e piora a circulação sanguínea, aumentando o risco de derrames. O perigo é maior para quem tem enxaqueca com aura, por isso apague o cigarro já.

Faça exercícios leves com regularidade: Atividades físicas intensas ou esporádicas podem piorar muito as dores de cabeça. Mas o exercício leve, feito com frequência, ajuda a aliviar a tensão e melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos, diminuindo a dor. Comece bem devagar, sugere Joy Bauer, e prefira atividades mais tranquilas, como a natação, a ioga ou a caminhada.

Relaxe: O estresse é um dos grandes gatilhos da enxaqueca. Preveni-lo não só diminui a frequência das crises como também reduz a sua duração. Separe alguns minutos todos os dias para se dedicar a atividades prazerosas. Ouça música, converse com os amigos ou invista em trabalhos manuais como a pintura. A meditação também pode ser uma aliada.

Durma bem, mas não exagere: Dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive nos finais de semana, pode ajudar a reduzir a enxaqueca. O ideal é descansar por 7 ou 8 horas. A falta de sono aumenta as dores de cabeça, mas o excesso de horas na cama pode ser prejudicial também. Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que as pessoas que dormem mais de 9 horas seguidas costumam ter mais dor.

Experimente as terapias complementares: Acupuntura, massagem e biofeedback ajudam a reduzir as tensões do dia a dia e podem diminuir a intensidade e a frequência das crises.

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo