05 fevereiro 2011

Teste da orelhinha em 2011


Espalhe Aqui >

Teste do pezinho já é feito na rede municipal e estadual; o da orelhinha e do olhinho, apenas nos hospitais particulares.

Pezinho, orelhinha, olhinho. Nos primeiros dias de vida, todo bebê deveria passar por esses três testes, capazes de diagnosticar doenças graves para começar o tratamento o mais cedo possível. Em Pernambuco, apenas os hospitais privados oferecem os três testes. A rede pública, tanto estadual com municipal, já faz o Teste do Pezinho gratuitamente e há uma boa perspectiva de que o teste da orelhinha seja implantado nas unidades municipais de saúde.

O teste do pezinho deve ser feito entre o 3º e o 10º dia de vida do bebê - até o 15º dia é possível realizar o exame. Em Pernambuco, ele faz o diagnóstico de três doenças: hipotiroidismo, fenilcetonúria e anemia falciforme.

Hipertiroidismo é uma deficiência na glândula tireóide. Segundo a coordenadora do Serviço de Triagem Neonatal de Pernambuco, Pérola Ayres, o portador desta doença não produz o hormônio corretamente pode ter deficiências físicas, mentais e até a morte se não for identificada e tratada em tempo. A fenilcetonúria é um problema de metabolismo no fígado que deve ser tratado imediatamente. Segundo Pérola, a anemia falciforme também deve ser tratada e orientada pelos profissionais de saúde.

"O diagnóstico precisa ser confirmado. A gente faz 90 mil testes do pezinho por ano", afirma. "Essas doenças são identificadas pelo laboratório. Se dá uma alteração ela é encaminhada para o Hospital da Restauração, onde tem um ambulatório de referência, com uma equipe multidisciplinar que fará a confirmação do diagnóstico", explica Pérola. 

"A gente trabalha com demanda espontânea. Todo mundo que chega com seu bebezinho no ambulatório, de segunda a sexta-feira durante o dia inteiro, é feito o teste", explica Bernadete Perez (foto 5), diretora geral de Atenção à Saúde do Recife. Segundo ela, as crianças que nascem na maternidade Bandeira Filho já recebem alta com o agendamento do teste do pezinho para uma semana depois. Bebês nascidos em outras maternidades também podem fazer o agendamento ou ir direto ao local.

No Recife, o exame pode ser feito em uma das unidades abaixo:

Rede municipal: Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; e Barros Lima, na avenida Norte.

Rede estadual: Cisam, na Encruzilhada, Hospital das Clínicas, Barão de Lucena e Agamenom Magalhães.

ORELHINHA

É a avaliação auditiva da criança ao nascer. A previsão é de que o teste da orelhinha seja implantado ainda este ano no Recife segundo Bernadete Perez. Ela diz que vem trabalhando na montagem da rede de retaguarda que vai receber os pacientes após o diagnóstico.

OLHINHO

Para fazer o teste do olhinho, a criança deve ser levada a um hospital particular. O exame pode ser feito ainda na sala de parto e detecta doenças como retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e cegueira.

SERVIÇO:

Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Recife
0800 281 1520

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo