Tratamento gratuito de acupuntura no Hospital das Clínicas
A pessoa pode vir encaminhada por outro médico ou também por conta própria, mas é necessário fazer um agendamento, já que a procura é alta.
No Hospital das Clínicas, que fica na Cidade Universitária, no Recife, existe um ambulatório que atende de graça pacientes que precisam de um tratamento envolvendo a acupuntura, uma técnica da medicina chinesa que ajuda no alívio da dor. Essa terapia é capaz de combater distúrbios do sono, tensão pré-menstrual, depressão e ansiedade.
A pessoa pode vir encaminhada por outro médico ou também por conta própria, mas precisa fazer um agendamento, pois a procura é alta. Uma triagem é feita para saber se o caso pode ser realmente tratado com acupuntura. Apesar de ser um tratamento realizado com agulhas, não é preciso ter medo da dor.
“A inserção da agulha não gera muita dor, e sim um choquinho, que é um sinal de que a agulha atingiu a terminação nervosa. Se a pessoa sente mais ou menos esse choque, isso depende da sensibilidade de cada um. Mas, em geral, é bastante suportável. A maioria se porta muito bem tanto que temos enorme dificuldade de dar alta aos nossos pacientes, que, às vezes, estão bem, mas querem permanecer no ambulatório ”, garante o médico Dirceu de L'avor.
Uma das pacientes é Dona Severina, que mora em Olinda. Ela tem uma dor no pescoço e no braço e fez uma série de sete aplicações e melhorou entre 70% e 80%, de acordo com Dirceu de L'avor. “É um excelente resultado. Ao inserir a agulha no braço, ela vai emitir uma mensagem ao cérebro para diminuir a dor no pescoço. Nem sempre você insere a agulha no local que está doendo. Cada doença tem um tipo de tratamento e um local apropriado de inserção das agulhas”, explica o médico.
Quando o paciente não consegue ser tratado apenas com a acupuntura, os médicos do local fazem a associação dessa terapia com medicamento, fisioterapia ou qualquer outra técnica que seja necessária. “O ambulatório de acupuntura trabalha paralelamente ao ambulatório de dor. Quando é necessário, nós fazemos acupuntura e medicação, por exemplo. Depende do doente, da doença e da resposta do paciente”, afirma Dirceu de L'avor.
O atendimento aos pacientes ocorre às segundas e sextas, no turno da manhã, e, às quartas e quintas, no período da tarde. Para agendar uma consulta, os interessados devem ligar para o número 2126-3633.
Fonte: pe360graus.com