12 março 2011

Casos de conjuntivite após Carnaval Cresce; Veja como evitar e tratar a doença


Espalhe Aqui >

Como a aglomeração de pessoas facilita a transmissão de vírus, é depois da folia de Carnaval que começam a surgir vários problemas de saúde. Nos últimos dias, por exemplo, aumentou bastante o número de pessoas com conjuntivite – doença que atinge a conjuntiva, uma das membranas dos olhos. A Fundação Altino Ventura, no Recife atende em média de 15 a 20 pacientes por dia - mas agora são mais de 100 casos.

De acordo com o médico João Alexandre Neto, os sintomas aparecem de quatro a cinco dias após o contágio. “Quando há esses grandes eventos, como Carnaval, as pessoas têm mais aproximação, cai o nível de higiene, lavam pouco as mãos, têm contato através de beijos, abraços, então facilita a transmissão do vírus”, explica.

Os sintomas mais comuns, segundo o médico, são ardor, dor, secreção, vermelhidão nos olhos e coceira. “Esse tipo de infecção acontece na parte externa do olho e também entre as pálpebras. Pode ser transmitida através da mão ou objetos contaminados e até mesmo pela água da piscina”, afirma. 

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um oftalmologista e evitar tomar remédios sem prescrição médica. “Alguns colírios vendidos nas farmácias, sobretudo os que têm corticóides, podem dificultar o tratamento do paciente. Para evitar infecções secundárias ou de bactérias, a pessoa, principalmente as crianças, deve procurar uma colírio ou pomada indicada pelo médico”, alerta.

Segundo João Alexandre, a doença pode durar até 20 dias. Durante esse período, é importante tomar alguns cuidados. “Lavar sempre os olhos, colocar compressas frias, evitar claridade, porque isso pode irritar os olhos e também usar óculos escuros, pois os olhos ficam sensíveis”, afirma o médico.

No Sábado de Zé Pereira, foram atendidas, na Fundação Altino Ventura, 23 pessoas com conjuntivite. Na última quinta-feira (10), cinco dias depois, esse número subiu para 125. “Nas últimas horas, os casos têm aumentado consideravelmente. Lembrando que o Altino Ventura atende durante 24h os pacientes do SUS”, conta o médico João Alexandre.

Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo