15 novembro 2010

Pernambuco ganha novos Consultórios de Rua para atuar no combate ao crack


Espalhe Aqui >
Cinco novos Consultórios de Rua da Secretaria Estadual de Saúde (SES) vão ganhar as ruas das principais áreas de risco decorrentes do consumo de drogas nas cinco maiores cidades da Região Metropolitana do Recife. A partir de hoje, as vans devem reforçar a prevenção e o tratamento móveis descentralizados, com equipes de no mínimo cinco profissionais de saúde cada.

A iniciativa faz parte do Plano de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas e somam esforços às nove viaturas da Secretaria de Desenvolvimento Humano (alocadas em Floresta, Bom Jardim e Recife) e às três do Ministério da Saúde. Estas últimas, centradas em Olinda, Paulista e no Morro da Conceição, no Recife. Até 2011, serão 48 consultórios móveis do gênero espalhados no estado. 

De acordo com o secretário de saúde do estado, Frederico Amâncio, outros cinco Consultórios de Rua devem operar na área de assistência social, atuando em várias bases distintas para garantir a eficácia do programa. “É importante que todos trabalhem juntos, reforçando a integração município–estado para solucionar esse que é um problema complexo, mas que pode ser enfrentado”, garante.

Durante os próximos trinta dias, as secretarias municipais de saúde devem elaborar os planos e cronogramas de ação trimestral, focando as áreas mais críticas de cada cidade, bem como os horários mais comuns de consumo de drogas ligados a crimes. No Recife, os distritos I e VI receberão a ação, enquanto os II, III e IV recebem as versões municipais, já em curso, da iniciativa.

Em Olinda, o início das atividades específicas já está marcado para o próximo dia 26, em Peixinhos, onde o veículo deve ser mantido durante a ação. Em Jaboatão dos Guararapes, o bairro prioritário será o Curado. As praias do Cabo de Santo Agostinho e Paulista, bem como os bairros de Ponte dos Carvalhos e Maranguape I e II, respectivamente, também serão atendidas.

Pesquisa – De acordo com dados preliminares do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogras Psicotrópicas, cerca de 30 mil usuários de Crack no país estão em Pernambuco. Para conhecer melhor essa realidade, uma Pesquisa de Diagnósticos do Uso de Drogas será realizado pela primeira vez no estado a partir de janeiro. 

De acordo com a assessora técnica em álcool e outras drogas da SES, Melissa Andrade, dados oficiais de institutos como o IML, Polícia Civil e hospitais serão cruzados para um mapeamento, para então serem levantados dados sobre os modos de uso da droga. “Por fim, será realizada uma pesquisa domiciliar em 5 mil residências do estado, como é feito no Censo. Isso vai nos ajudar a compreender as características do usuário ou se há um risco de ‘epidemia’ em Pernambuco”, explica. 

Além disso, ela destaca a necessidade de prevenção de outros tipos de entorpecentes sintéticos, a exemplo do cristal, que pode vir a substituir o ‘boom’ hoje ocupado pelo crack e as adaptações que serão necessárias quanto às políticas públicas, a partir da publicação do estudo, em junho de 2011.

Por Ed Wanderley em www.pernambuco.com
Envie para seus Amigos!

Junte-se aos leitores cadastrados por email!
Adicione o seu email:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

ShareThis

MENU

AS VISITAS SURGEM DAQUI:

ESTATÍSTICAS

  • Seguidores
  • Assinantes
  • Postagens
  • Comentários

Quer ficar sempre atualizado?
Junte-se aos leitores do nosso E-mail!
Adicione o seu email:
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©USF - SALGADINHO/SITIO NOVO - 2010-2011 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | by KLEBER | Topo